Autor Tópico: Fio Terra  (Lida 5979 vezes)

Macario77

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Pontos: +3/-2
    • Ver Perfil
Fio Terra
« em: Abril 17, 2009, 10:30:36 pm »
O fio terra, muitas vezes desprezado, mas muito importante para sua segurança !
Qual a função ?
É o condutor cuja função é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência.Diz-se que um dispositivo está “aterrado” quando está conectado ao condutor designado à função de aterramento - o terra do circuito.
As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. O conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa.
A existência de um adequando sistema de aterramento tamnbém pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.
Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento.
Um sistema de aterramento adequadamente projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos  elétricos, além de proteger os usuários de choques elétricos.
Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fase ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.
O fio de cobre é um milhão de vezes melhor condutor do que o corpo humano, por isso se oferecermos aos elétrons dois caminhos para eles circularem (sendo um o corpo e o outro um fio), a maioria deles circulará pelo fio, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual irão circular os elétrons que escapam dos aparelhos é chamado de fio terra.
Assim, a função do fio terra é recolher elétrons “fugitivos”, mas muitas vezes as pessoas esquecem de sua importância para a segurança.

Onde é utilizado o fio terra?
O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa, independente do ambiente. Isto garante que qualquer equipamento que possua o fio terra seja interligado ao sistema de aterramento, sem a necessidade de gambiarras.

Por que alguns equipamentos não possuem o fio terra na tomada ou pendurados atrás?
Nem todos os equipamentos necessitam do fio terra.
Estes equipamentos já possuem na sua construção isolamento de suas carcaça, não colocando os usuários em risco de choque.
Mas o pino de aterramento na tomada deve estar disponibilizado em toda a residência, para os equipamentos que possuem o fio terra (condutor de proteção).

O que é o Dispositivo DR?
Desde dezembro de 1997 é obrigatório no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial residual) nos circuitos elétricos que atendem aos seguintes locais:
banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e áreas externas.
O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.
Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

Cuidados especiais
Evite ligações improvisadas ou gambiarras;

Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas;
Mantenha a fiação longe do contato com a água;
A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
Evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.