Autor Tópico: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)  (Lida 7654 vezes)

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« em: Dezembro 15, 2014, 09:17:44 am »
Boas,

Ao dar inicio a qualquer programa, só fecha a porta e não faz mais nada durante uns 5 minutos, ficando depois disso com todas as luzes a piscar simultaneamente.

Já vi:
Escovas motor
bomba esgoto
2 electrovalvulas
fecho porta

Ainda não vi:
resistencia e seu sensor de temperatura
pressostato
placa betoneira, onde tá os led´s

Cheira-me a modulo de controlo, mas já o tive na bancada, resoldei e vi electrolas , mas sem efeito

 :abraço:

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU)
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2014, 12:41:55 am »
Pode ser bug no software do controlador, mas ela tranca a porta e não dá corrente nem para a bomba nem para a valvula?

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU)
« Responder #2 em: Dezembro 19, 2014, 06:21:49 pm »
Boas,

Novos testes.... novas novidades.

Dando inicio a um programa qualquer, só me chegam 90Vac as electrovalvulas.
Se pouco depois soprar no pressostato ela começa a rodar o tambor (lavagem normal).
Faço pause no programa e escolho a centrifugação e também não faz nada até soprar no pressostato (dando indicação que tem agua a nivel) ... fica logo a bomba de esgoto a trabalhar e pouco depois a velocidade de centrifugação.

Resumindo, o unico problema é não meter agua.

Já analisei os triac´s das electrovalvulas e tá tudo em ordem
A ficha J005 é das electrovalvulas
Só ainda não sei qual é a função da NTC que está ligada na ficha J005 ou onde ela está, ou se tem a ver alguma coisa com as electrovalvulas (para mim só pode ser a da resistencia)

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #3 em: Janeiro 08, 2015, 09:21:13 am »
Boas,

Tentei recuperar a placa, mas sem sucesso.
Tenho pelo menos mais dois clientes com maquinas iguais e fui buscar a placa de um deles e o problema desapareceu.
Dei orçamento para placa nova e o cliente comprou uma maq. nova.

 :abraço:

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #4 em: Janeiro 08, 2015, 07:19:35 pm »
Amigo nezocas é o problema da nossa profissão a agravar-se dia para dia, hoje dei um orçamento para reparação de um LCD de 32" que ficava em 68€ e o cliente disse que não valia a pena que por 200 comprava um novo com garantia... No espaço de 1 ano aumentaram para o triplo os orçamentos não aceites, além de notar que certos tipos de equipamentos deixaram de aparecer para reparar, certamente porque as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de ir pedir orçamento, deitam fora e compram novo.

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #5 em: Janeiro 09, 2015, 10:38:13 am »
Isso dos orçamentos não aceites, resolvi muito fácil....

Assim que chegar, seja que equipamento fôr, ouço o cliente relativamente ao defeito, dou logo uma ideia do que poderá ser ou não e um possivel preço para reparação.
Mas acima de tudo, aviso logo que tem uma taxa para orçamentar, que ficará incluida na reparação em caso de orçamento aceite.....caso nao aceite, a taxa tem de ser paga....!
Ferros de engomar/caldeira 5 a 10€
CRT/LCD 10 a 30€
Maq secar/lavar 20 a 30€

Não dá para nada, mas é melhor do que perder uma manhã num equipamento e os materiais e depois não aceitarem a reparação.

Mesmo assim já tive pessoal que deixa os equipamentos para trás, só para não pagar as taxas.....

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #6 em: Janeiro 09, 2015, 11:48:14 am »
O problema é que cada vez é mais complicado orçamentar assim por alto, os equipamentos são cada vez mais sofisticados, cheios de sensores e protecções. Por exemplo chega uma tv que não liga, podem ser imensas coisas, pode nem haver peças no mercado e fica complicado orçamentar, eu falo por mim.
No que respeita a frigoríficos eu noto que cerca de 50% do que me aparece são fugas de gás nas tubagens, que impede a reparação, já rasguei o forro a 2 frigorificos que sofiram desse problema, só por curiosidade para ir ver onde era a fuga e a causa, ficando eu surpreso de ver o tubo de aluminio podre e até com ferrugem, ter ferrugem num tubo de aluminio é obra... mas a verdade é que tinham e era nesse ponto onde estavam furados.
Nas maquinas de lavar/secar e loiça cada vez é mais complexo também e mais de 50% dos casos é o módulo com avaria, sendo que apenas em poucas ocasiões é possível reparar o módulo. Com o preço alto dos módulos e o preço cada vez mais baixo dos electrodomesticos fica complicado que as pessoas aceitem a maioria dos orçamentos.

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #7 em: Janeiro 09, 2015, 06:45:39 pm »
Sim.

Apoio em tudo o que foi dito.

Nos CRT´s.... digo que pode ser soldas/condensadores etc etc ..... mas friso, que se fôr flyback´s ou algo mais caro o preço dispara..... no caso dos LCD´s, chip´s manhosos ou placas sem recuperação também teem o preço de orçamento bem inflacionado.
Frigorificos ou (frio).... nem lhes mudo o termostato...!!!! nem que me deem 100€ para o fazer.... tenho + onde moer a cabeça.

A ultima "não" reparação que fiz, foi uma placa de indução, onde tentei recuperar uma das board´s de potencia, mas sem sucesso, mostrei o preço de uma board nova ao cliente e ele resolveu comprar uma placa de indução nova.
Mostrei-lhe a factura de todos os componentes aplicados e queimados no processo de tentativa de recuperação da placa e ele ainda deu uns trocos de gorjeta, além do material.

Temos de ir "navegando" nos dias de hoje

 :abraço:

tonerocha

  • Jr. Member
  • **
  • t
  • Mensagens: 2
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #8 em: Janeiro 23, 2015, 11:24:25 pm »
Amigo Nezocas, tenho um problema numa máquina da Indesit IWC 6083, usa o mesmo módulo EDT0117.11 mas com o code 215010229.02, SW 01.04.03.
 O fecho da porta (parece que já é um defeito detectado) ficou em curto e queimou a placa, pelo menos um triac, é visível, mas não consigo ver a referencia.
Se tiveres um esquema compatível, envia-me por favor.
Obrigado, António

Nezocas

  • Hero Member
  • ****
  • Mensagens: 652
  • Pontos: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #9 em: Janeiro 24, 2015, 09:00:46 am »
Boas,

Devem existir mais triac´s ao lado .... são sempre todos iguais

 :abraço:

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: Indesit IWC7085 (EU) (RESOLVIDO)
« Responder #10 em: Janeiro 27, 2015, 12:01:37 pm »
Boas,

Devem existir mais triac´s ao lado .... são sempre todos iguais

 :abraço:

Isso é certo, geralmente são todos iguais salvo o do motor e resistencia que pode ser mais forte um pouco.