Autor Tópico: balcao frigorifico  (Lida 6966 vezes)

luisleao

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 40
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
balcao frigorifico
« em: Fevereiro 26, 2015, 10:51:22 am »
boas, tenho que substituir um compressor de um balcao de um cafe o compressor e um danfoss sc10d de 1/2 r22 mas como esse gaz nao existe no mercado gostaria da vossa opiniao o que devo fazer.

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #1 em: Fevereiro 26, 2015, 11:22:53 am »
Se vai substituir o compressor pode trocar o gás adequado ao compressor, eu recomendo usar um compressor de gás R134A da mesma cavalagem, eu já o fiz algumas vezes e tudo rolou bem. Pior era se não fosse para mudar o compressor e tivesse que meter gás. A dose do gás nos balcões eu não meto a peso, vou adicionando gás pouco a pouco até que se mantenha o ponto de expansão ideal. Se o balcão é de dimensões grandes e tubagens largas lembre-se de colocar um compressor reforçado em alta.

luisleao

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 40
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #2 em: Fevereiro 26, 2015, 02:08:00 pm »
obrigado mixmix, estava a pensar fazer isso mas não tinha certezas, é sempre bom ter a opinião de pessoas com mais experiência.

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2015, 08:59:04 pm »
Eu não gosto muito de fazer assistência para hotelaria, mas a verdade é que da maneira que está o mercado tenho que aceitar os trabalhos apesar de não gostar. O material normalmente é caro, muitas vezes não se pode levar para a oficina o equipamento e o espaço nos locais é muito limitado. Mas é assim a vida...

V1R7U4L

  • Full Member
  • ****
  • Mensagens: 248
  • Pontos: +2/-1
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #4 em: Fevereiro 28, 2015, 12:29:19 pm »
Conheço alguns colegas que deixaram a parte doméstica e viraram-se para a industrial/hotelaria dá mais dinheiro é o que dizem...mas a maior parte dos pagamento são a 30 dias etc... e por vezes não cumprem.

A respeito do balção frigorifico eu fazia uma limpeza ao circuito antes da alteração.

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2015, 01:41:38 pm »
Conheço alguns colegas que deixaram a parte doméstica e viraram-se para a industrial/hotelaria dá mais dinheiro é o que dizem...mas a maior parte dos pagamento são a 30 dias etc... e por vezes não cumprem.

A respeito do balção frigorifico eu fazia uma limpeza ao circuito antes da alteração.

Eu dou assistência e cerca de 15 empresas do ramo hoteleiro e pagam-me sempre em dinheiro e na hora, de outra maneira não faria o trabalho. As peças e acessórios são caros e por vezes difíceis de conseguir, mas a verdade é que na maior parte das vezes dá mais dinheiro que o ramo doméstico, apesar de exigir maior urgência, conhecer as normas e exigências do sector e como disse antes termos que trabalhar quase sempre no local, sendo que muitas vezes coíncide com o horário de funcionamento do estabelecimento e andarmos a tropeçar nos funcionários.
A limpeza com nitrogénio é recomendada mas não é essencial, ao fazer vácuo extrai os restos de gás e as tubagens ficam bastante aliviadas. Mas quem possua o material para limpeza é recomendado que o utilize.
A propósito disto da refrigeração, eu não tenho equipamento de reciclagem de gás que segundo sei passou a ser obrigatório, vocês que trabalham também com refrigeração tem?

V1R7U4L

  • Full Member
  • ****
  • Mensagens: 248
  • Pontos: +2/-1
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #6 em: Fevereiro 28, 2015, 06:35:45 pm »
Eu neste fórum coloquei um tópico sobre os gases fluorados que era para discutirmos o pouco sobre a credenciação obrigatória para o manuseamento de gases mas ainda ninguém pegou no tópico...sobre a credenciação certas empresas estão já a exigir por exemplo numa montagem de vários AC num prédio essa credenciação foi pedida, e o resto vai pelo mesmo caminho...sobre a tua pergunta é uma questão engraçada porque a maioria do pessoal que está agora fazer a credenciação de manuseamento dos gases fluorados não tem esses equipamentos para recolha de gás...eu não tenho e uma estação de recolha de gás não é barata, depois mais as garrafas que para o guardar e quanto á compra de gás sem a credenciação já não e possível comprar...

V1R7U4L

  • Full Member
  • ****
  • Mensagens: 248
  • Pontos: +2/-1
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #7 em: Março 11, 2015, 09:26:29 pm »
Para quem não sabe, já existe um substituto do R134 é um gás 100% orgânico e funciona muito bem :D

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #8 em: Março 11, 2015, 11:24:48 pm »
Para quem não sabe, já existe um substituto do R134 é um gás 100% orgânico e funciona muito bem :D
Falas do HFO 1234yf ??
Esses equivalentes não me convencem muito, houve um fornecedor que me enfiou um gás DI-36 para substituir o R12 quando deixou de ser fabricado, mas também não era a mesma coisa...
Acho que a maior parte dos equipamentos vai deixar de usar r134 para usar R600 mas principalmente em hotelaria, ainda temos que usar o r134 por bastante tempo penso eu.

microondascenter

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 3
  • Pontos: +0/-0
  • Tecnicenter
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #9 em: Maio 08, 2015, 03:10:14 pm »
em alguns balcões com r22 eu coloco o r13a , tem que fazer boa limpeza colocar capilar de menor diametro e colocar
compressor com mais potencia

V1R7U4L

  • Full Member
  • ****
  • Mensagens: 248
  • Pontos: +2/-1
    • Ver Perfil
Re: balcao frigorifico
« Responder #10 em: Junho 28, 2015, 01:20:31 am »
Mixmix desculpa só responder agora mas escapou-me na altura a tua questão, é conhecido por Freeze agora o nome técnico não fasso ideia... tens aqui por exemplo é exatamente este que uso a mesma embalagem e tudo, só o fornecedor é que é outro http://www.pigmento.pt/index.php/produtos/refrigerante-organico-p-r12-e-r134a-750-ml.html