Autor Tópico: Comando TV Crown Japan ALED19C1800 não funciona  (Lida 4769 vezes)

merdmax

  • Jr. Member
  • **
  • m
  • Mensagens: 1
  • Pontos: +0/-0
  • Tecnicenter
    • Ver Perfil
Comando TV Crown Japan ALED19C1800 não funciona
« em: Setembro 30, 2017, 06:29:24 pm »
Ola, pessoal! Estou um bocado aflito aqui!

Tenho uma TV CROWN JAPAN modelo ALED19C1800.

O meu controlo remoto tem-se comportado de forma muito estranha.

1-Na Sexta-feira, e sem qualquer aviso, a televisão deixou de responder ao controlo remoto.
2-Dei voltas e voltas, no Sábado meti-lhe pilhas novas, abri-o, limpei-o, e não funciona.
3-No Domingo de manhã, parecia estar bem. Apenas a tecla 4 não responde.
4-Na Segunda-feira, a TV não responde às teclas 3,4, INDEX e LIST. Responde a todas as outras teclas. A situação manteve-se assim durante 2 dias.
5-Terça-feira, final da tarde. Pego no comando e a TV não responde, apesar do comando ter trabalhado durante a manhã. Com algumas teclas, como a 2, a luz da TV fica a piscar intermitente entre o verde e o vermelho, e mantem-se assim, até que as pilhas sejam removidas ou o comando virado ou desviado. Não sei o que estão a fazer, ou quanto tempo teria de esperar.
6-Quatro horas depois, pego no controlo remoto e descubro que a situação voltou ao ponto 3, ou seja, a TV responde a todas as teclas menos a 4. Yayy...
7-Na Quarta-feira, testo o comando e volto ao ponto 4 (além da 4, a TV também não responde às teclas 3, INDEX, e LIST. O resto funciona normalmente).
8-Esta Sexta-Feira, dia 29, pego no controlo remoto e não funciona. Hoje, Sábado, nenhum botão responde. A luz LED já não reage. Porém, interage com um comando universal, esbora este atribua funçoes ao acaso a botões ao acaso. A TV responde aos códigos 138 e 141, mas o controlo que me dá sobre ela é apenas parcial (ver abaixo), além de que as funções atribuídas não correspondem às indicadas no comando universal, à excepção do teclado numérico e dos botões de ligar/desligar, canal, volume, e mute. Pelo que li, parece que parte das funções das TVs LED são protegidas de influências externas, sendo que as boards têm salvaguardas em que bloqueiam, e deixam de responder.

A que se deve esta situação? O problema será do Controlo remoto ou da TV? Eu lembro-me de ter outra TV CROWN (CRT e não LED) e o comando ficava um bocado destrambelhado quando o tempo arrefece.
Será que a TV tem algum vírus? Podem enviar-me ou indicar-me onde posso tirar o firmware?
No caso do pisca-pisca ser algum tipo de reprogramação do controlo remoto, que teclas devo pressionar e quanto tempo devo esperar?
Será que as manipulações com o comando universal destrambelharam a board?  :ops:
Como posso emparelhar de novo a tv com o comando?

Estive a ver umas coisas na net e soube que para além do comando:

1-Pode ser o sensor LED.
2-Pode ser algum dos interruptores da placa (board) ligada ao sensor que esteja ferrugento ou danificado.
3-Pode ser um problema de software. FIRMWARE!!!!

Agradecia imenso a vossa ajuda. Respondam,  :please:

Ontem, Sábado, experimentei a busca automática de um comando universal, e consigo assumir algumas funções básicas (posso ligar/desligar, mudar de canal, controlar o volume, aceder ao teletexto, e dar OK). Mas não posso aceder aos menus de reprodução, nem gravar directamente, nem controlar as teclas de direcção. Posso aceder ao menu de configuração através dos botões no topo da TV, mas é um martírio programar uma gravação com eles, e como não posso fazer esquerda/Direita, também não posso navegar através do menu de Reprodução (Photo, Music, Movie, e Text). Apenas posso escolher a opção Movie, porque é a que está seleccionada.
Como tinha dito, o comando atribui funções ao acaso a botões ao acaso. É um comando antigo, provavelmente pensado para televisões CRT (ainda tem compatibilidade para leitores VCR!).
Voltando ao comando original, algumas teclas provocam piscas, mas ou a televisão não faz nada, ou assume a função STILL, que congela a imagem.
De qualquer maneira, deu para perceber que a televisão LED propriamente dita parece estar bem, o comando também funciona, agora a comunicação entre ambos é que está toda lixada.

Como posso pô-los a falar a mesma língua? Quais são os procedimentos de emparelhamento da Crown Japan ALED19C1800? Sei que muitos televisores como os Philips e os Samsung têm estes processos de emparelhamento (os Samsung têm carradas de problemas com os comandos).
Só por curiosidade... Como fazem os profissionais nestes casos? Será que eles mexem na board e calibram os botões um por um até obterem uma correspondência perfeita?

PS: O Controlo Remoto da TV ainda mexe. Algumas teclas, como a 2, a 7, a CHANNEL+, e a VOL-, fazem o sensor LED desatar a piscar (verde/Vermelho), especialmente se as pressionar enquanto carrego na tecla MENU. Será alguma pista para o Modo de Serviço, como lhe chamam? 

Outra coisa que eu queria saber: alguém sabe alguma coisa sobre esta marca, CROWN Japan? Mal a consigo encontrar na Net, o nome da marca não existe na Wikipédia, e o site dos gajos (www.crownjapan.pt/) está praticamente vazio, só tem publicidade e suporte a um tablet (Aria C2), e nos contactos só tem o telefone do distribuidor do dito. Quando comprei a televisão, à 4 anos, acho eu, ela vinha numa caixa de cartão branco, e o manual da TV não tem contactos, nem e-mail, nem patentes ou licenças ou dessas porcarias legais que acompanha a documentação dos equipamentos. Que marca é esta?