Autor Tópico: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre  (Lida 16222 vezes)

kokas

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 28
  • Pontos: +1/-0
  • Só sei que nada sei
    • Ver Perfil
Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« em: Março 10, 2010, 10:25:03 am »
O que é a TDT?
A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional de quatro canais”). A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.
Quais as vantagens da TDT?
Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão: A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), uma vez que disponibiliza um 5º canal nacional e um canal em alta-definição (HD - High Definition), partilhado pelos operadores; A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos de prograO início das emissões de TDT em Portugal está previsto para 29 de Abril de 2009.mação (EPG), serviços avançados de informação e outros serviços interactivos. A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital);
Porque temos de mudar para a TDT? Posso não o fazer?
Por decisão da Comissão Europeia, o actual sinal analógico irá ser desligado até 2012, pelo que a partir dessa data apenas o sinal digital (TDT) irá ser transmitido.
Quem já tem TV por subscrição pode ter TDT?
Tal como actualmente, toda a gente tem direito a visualizar gratuitamente os canais “gratuitos”, nomeadamente os canais da RTP, a SIC e a TVI. No entanto, quem já tem TV por subscrição já tem todos estes canais, pelo que a TDT não terá qualquer impacto nestes serviços.
É possível aceder a canais TDT de outros países?
Não. Os canais disponíveis em território Português, através da TDT, serão apenas aqueles que têm licença do Estado Português para transmissão aberta. São estes, a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira estão ainda disponíveis a RTP Açores e a RTP Madeira, respectivamente. Haverá, ainda, um canal em alta-definição (HD High-Definition) partilhado por estes operadores de TV, e um 5º canal nacional.
*Dentro do terrirtório Português o sinal das emissões TDT de Espanha é recebido em muitas regiões, existem exemplos de recepção das emissões de Espanha em locais tão distantes como Aveiro, as zonas de fronteira que recebam o sinal da TDT de Espanha podem ver os canais de Espanha em boas condições.
A rádio digital está disponível na plataforma da TDT em Portugal?
Neste momento não está prevista a emissão de canais rádio na TDT.
Quando vai estar disponível em todo o país?
Entre 2009 e 2011 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões analógicas e digitais em Portugal. A proposta da Portugal Telecom para a implementação da TDT em Portugal assegura uma cobertura abrangente, uma implementação acelerada, permitindo antecipar em 12 meses o prazo imposto pela Comissão europeia para o desligamento (switch-off) das emissões analógicas.
É necessário comprar um televisor novo para ver TDT?
 Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
Preciso de comprar uma antena nova para ver TDT?
Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas possua a instalação de cabo e a antena UHF, bastará adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Terei de reorientar a minha antena para captar a TDT?
A reorientação da sua antena estará dependente da localização dos emissores de TDT. Caso o emissor da TDT da sua área seja, no futuro, o mesmo que é usado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário será necessário reorientar a sua antena.
O meu DVD ou VCR funcionará com a TDT?
Sim. Os descodificadores TDT dispõem de saídas SCART que podem ser ligadas a um VCR/DVD, para gravação de conteúdos. Adicionalmente, alguns dos descodificadores poderão disponibilizar disco rígido para o mesmo efeito.
Os televisores novos são compatíveis com a TDT?
 
Alguns aparelhos de TV mais recentes já possuem descodificadores DVB-T integrados. Estes aparelhos só são compatíveis com a TDT em Portugal se estiverem de acordo com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 (atenção pois existem vários modelos de TV que apenas descodificam a norma MPEG2). No caso da TV incorporar a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, não será necessário adquirir o descodificador. Neste caso não necessitará de qualquer descodificador adicional nem de efectuar qualquer alteração.
 
     
Símbolo de Compatibilidade
Os equipamentos de recepção com identificação com o simbolo da PT são compatíveis com a norma em Portugal.
 


Este simbolo foi lançado a 17 de Abril de 2009, demorará algum tempo até que os equipamentos novos comercializados disponham deste simbolo.
Quais os equipamentos necessários para ter TDT?
Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Se não possuir instalação de recepção do serviço analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas sim uma instalação de TV por cabo ou ADSL não necessita de tomar qualquer providência, pois a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.
Onde se vão poder comprar os receptores e antenas?
Vão estar disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos.
Outros países europeus utilizam o sistema de codificação MPEG-2, estando muitos dos novos televisores adaptados a esta tecnologia. Porque é que em Portugal a codificação é MPEG-4?
O sistema de codificação MPEG-4 é um standard mais eficiente do que o MPEG2. Permite uma melhor rentabilização dos recursos disponíveis, sendo um dos requisitos definidos no âmbito do concurso público.
Nos televisores de norma DBV-T que descodificam MPEG-2, é possível introduzir um descodificador MPEG4 pela porta PCMCIA traseira?
Perspectivam-se esse tipo de soluções no mercado, mas ainda não estão comercialmente disponíveis em Portugal.
Recentemente adquiri um equipamento DVD HDD com sintonizador DVB-T com upscaling 1080 p. Será esta situação compatível com a norma MPEG4/H.264?
Tem de confirmar se o sintonizador DVB-T integrado no seu equipamento é compatível com a norma MPEG4/H.264.
Será necessário um descodificador por cada televisor ou um dá para várias televisões?
Para o acesso à TDT, cada televisor necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Sistemas móveis com tecnologia DVB-H e de norma MPEG4/H.264 irão captar a TDT?
Não, as tecnologias DVB-H e DVB-T são diferentes, os receptores de cada uma delas não permitem receber a outra.
No caso de prédio, basta colocar um receptor junto a antena UHF do prédio e dá para todos os moradores ou cada um tem que ter a sua?
Para o acesso a todas as funcionalidades da TDT, cada televisor/morador necessitará de um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.
Cada televisor tem que ter um receptor ou pode ligar o fio da antena do prédio ao aparelho e depois liga-se o fio que faz a distribuição pelas restantes divisões?
Existem soluções colectivas e individuais no mercado que permitem converter de TDT para TV analógica e distribuir num prédio e/ou residência.
Quantos canais vão estar disponíveis?
A TDT, em Portugal, irá disponibilizar de forma gratuita os canais nacionais RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Açores e RTP Madeira (nas regiões autónomas) e um novo 5º canal. Um dos canais poderá ser emitido simultaneamente em Alta Definição (HD – High Definition).
É preciso pagar para ver TDT?
Não. Tal como até hoje, este serviço é gratuito. Para o utilizador do sistema de TV de difusão analógica gratuita, o custo de mudar para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
Quanto custa o receptor TDT
Os preços variam de fabricante para fabricante e com as funcionalidades de cada receptor, existem preços de equipamentos desde 35 Euros a mais de 300 euros (não encontrei nenhum a menos de 200 euros), esta diferença de preços tem a ver sobretudo com a funcionalidade e opções de cada um dos receptores, permitir ver um canal e gravar outro, possuir disco rigido etc etc.
Existe alguma polémica em relação ao preço dos receptores de norma MP4 bastante mais caros que os utilizados em Espanha MP2, atenção  à aquisição de
A Portugal Telecom é a entidareceptores DVB-T de baixo custo, se não forem MP4 não funcionam em Portugal.
Quem faz a instalação da TDT? A Portugal Telecom é a entidade que está a instalar toda a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com TDT. Nas habitações, cada pessoa será responsável pela ligação de um descodificador (se necessário) ao televisor e pela sintonização dos canais. É um processo simples em tudo semelhante ao que já é feito hoje em dia para sintonizar os canais.
Quem pode aconselhar sobre TDT?
Para todas as dúvidas que tiver sobre a TDT poderá consultar o site da Portugal Telecom . Se tiver dúvidas relativamente a equipamentos (televisões e descodificadores) deverá contactar direcente os fabricantes, técnicos ou o seu vendedor habitual de equipamento electrónico

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86372
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2011, 01:44:51 pm »
já é uma realidade e está prestes a acontecer o apagão analógico...

figo

  • Full Member
  • ****
  • f
  • Mensagens: 141
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2011, 10:38:18 pm »
já é uma realidade e está prestes a acontecer o apagão analógico...


pois , pois ...

uma realidade em algumas zonas, pois na minha zona sinal só mesmo MARGINAL com muitos cortes e pixalização da imagem.
isto com uma boa antena e um bom amplificador, estou a falar da zona litural centro aquéla que supostamente seria a primeira a ter 100% cobertura.  :furioso: :furioso:
imagino como será en zonas do interior com serras e montes pelo meio  :naosei: :naosei: :hum:

para min quando o apagão viér ou muito pessoal vái ter de aderir ao cabo ou satelite (E PAGAR  :baaa: ) ou vái ter de ficar sem ver as novelas ...   :sorte:

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86372
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #3 em: Janeiro 09, 2011, 10:51:57 pm »
Estou numa zona montanhosa e depois de perder umas boas horas e testar material diverso consegui uma recepção perfeita...
Tenha atenção que não é só a potência que conta, e preciso ter o nível de qualidade do sinal nivelado ainda que isso implique perder potência. Além disso um nivel de potência de sinal demasiado alta satura e faz cortes e pixalização. Usei amplificador televés, fracarro e um alcad mas o que melhor resultado deu foi um teka. Antena meti uma de 18db e funcionava tudo perfeito, depois testei com uma de 15db de ganho e também funcionava bem, tinha menos 12db de ganho mas mesmo assim dava os 64db estáveis que são bastante bons e a antena é quase metade do preço.
Aqui estou perto da fronteira com Espanha pelo que apanho canais deles, no total 34 canais espanhois e 5 portugueses, mais bem 4 porque o canal HD está só para enfeitar e fazer vulto...
Sem dúvida a qualidade de imagem e som são muito superiores mas tudo o que seja grandes alterações trás grandes trabalhos, alguma despeza e muitas dores de cabeça para alguns menos agraciados pelo sinal TDT.
Se está numa zona que supostamente seria boa, veja se não está a aplificar demais que pode ser esse o problema.
é preciso ter cuidado também com alguns repartidores e com cabos de baixa qualidade que podem meter interferências e trazer instabilidade ao sinal e consequentes falhas...
 

figo

  • Full Member
  • ****
  • f
  • Mensagens: 141
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #4 em: Janeiro 11, 2011, 12:46:17 am »
não amigo xontec, o problema é mesmo a zona...   :baaa:  não sou só eu a ter problemas .

passo a explicar; eu travalho em reparacão de linha castanha (tv,video ,audio , etc) como conssequencia disso tambem instalo TDT por isso é que sei do que estou a falar, é uma vergonha dizião  estaria tudo coberto até 30/12/2010 e é o que se vê.

na minha zona que supostamente seria a primeira a ter cobertura estamos a cerca de 30 kilometros de 3  emissores um a norte um a sul  e outro para o interior,  supostamente temos três escolhas para onde orientar as antenas o problema é que sem amplificação qualquer um dos trêz é para esqueçer e mesmo com amplificação o Aber / Bber tem uma qualidade muito marginal, o sinal por vezes até é muito forte mas como dizes se o sinal vem com muitos erros de Aber o tv não os comsségue corrigir  e dai ter muitos cortes.  :baaa:
nós aqui precizava-mos de um retransmissor maís perto memo que de báixa potencia.   :hum:

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86372
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #5 em: Janeiro 11, 2011, 07:33:03 pm »
30km em linha recta é bastante distância, deviam ter um mais perto...
também é um facto que existem receptores mais sensiveis que outros, por exemplo os plasmas philips já notei que são bastante sensiveis ao sinal e uma pequena variação faz cristalizações e interferencias no som.
Também os receptores externos tem muita diferença de sensibilidade de uns para outros, já testei alguns e pude fazer a comparação.
O medidor de campo tem que assinalar um sinal acima de 45db e de preferência abaixo de 85db, caso contrário corre-se o risco de não  funcionar ou de ter falhas intermitentes.
Não acredito que coloquem mais retransmissores nos tempos que correm, o certo é que o sistema ainda não está implementado a 100% e por isso ainda vai haver melhoras até ao apagão analógico.
Numa acção de formação que frequentei sobre o TDT foi informada a  promessa feita pelos responsáveis da cobertura nacional que assim que o analógico for desligado se alguma habitação não tiver possibilidade de receber o sinal tdt com estabilidade, terá direito a uma instalação do pacote minimo da meo gratuitamente, sem mensalidade, depois de feito o requerimento a pessoa será visitada por um técnico equipado com um medidor de campo a verificar o sinal e caso se comprove fará a instalação da box meo.
Esses foram os argumentos da empresa, falta saber se se concretizarão, conhecendo o funcionamento do nosso país é pertinente a dúvida...   

pinilhas

  • Jr. Member
  • **
  • p
  • Mensagens: 10
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #6 em: Outubro 25, 2011, 10:36:36 pm »
 Amigo figo ha ai quaquer coisa mal explicada
                      :ah:

figo

  • Full Member
  • ****
  • f
  • Mensagens: 141
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #7 em: Outubro 25, 2011, 11:36:07 pm »
 Amigo figo ha ai quaquer coisa mal explicada
                      :ah:

o quê ?   :gritar: :gritar: :gritar: :furioso: :furioso:

dredli

  • Jr. Member
  • **
  • d
  • Mensagens: 6
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Algumas considerações sobre Televsão Digital Terrestre
« Responder #8 em: Janeiro 15, 2012, 06:18:41 pm »
Informação muito boa  :ok: