Autor Tópico: Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio  (Lida 4144 vezes)

Xeontec

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Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio
« em: Julho 20, 2008, 12:09:39 am »
A/V Input Audio/Video Input/Output
Os equipamentos tipo ?udio/V?deo possuem recursos para o controle do sinal de v?deos, CDs, TV, etc. , de forma a processar esses sinais, distribuindo-os e separando-os; para a TV os sinais de imagem e para o amplificador/controlador os de ?udio.

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AB Test
M?todo para avalia??o do desempenho comparado de dois componentes ou sistemas atrav?s do chaveamento r?pido entre eles. Durante grava??es, ? realizado comparando o que est? sendo gravado e a fonte original atrav?s do controle "monitor".

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Absor??o
Fen?meno que evita que uma onda seja refletida com a mesmo quantidade de energia da onda incidente. A diferen?a entre as energias das ondas tem como resultado gera??o de calor.

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Acoustic Lens Lentes Ac?sticas
Pe?a met?lica ou pl?stica, colocada ? frente de um alto-falante de agudos e destinada a aumentar o ?ngulo de dispers?o das altas freq??ncias.

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Acoustic Suspension Suspens?o Ac?stica
Sonofletor constru?do em caixa hermeticamente selada no qual a for?a restauradora ao movimento do woofer ? proporcionada em sua maior parte pelo volume de ar da caixa. Para isso ? necess?rio que o alto-falante apresente suspens?o muito macia e linear ao movimento. Uma varia??o do sonofletor do tipo infinito. T?cnica de constru??o de caixas ac?sticas, onde o bafle ? perfeitamente vedado, servindo o ar preso dentro da caixa como amortecedor do cone do falante. Este tipo de caixa ? conhecido por seu tamanho reduzido e por sua baixa efici?ncia.

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Active Filter Filtro Ativo
Dispositivo que tem por finalidade eliminar sinais de uma determinada freq??ncia ou de uma faixa de freq??ncias acima ou abaixo de um valor limite. Pode ser passivo, quando emprega apenas componentes passivos (resistores, capacitores e indutores), ou ativo.

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Ac?stica Acoustics
Ci?ncia que estuda os fen?menos sonoros. Tamb?m assim se denomina a caracter?stica ac?stica das salas de audi??o e outros recintos. ? a ci?ncia que estuda fen?menos ligados ao som. ? a caracter?stica do ambiente que influencia o som que ouvimos.

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AES (Audio Engineering Society)
Principal organiza??o internacional que congrega os profissionais do ?udio.

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AES/EBU (Audio Engineering Society/European Broadcasting Union Standard)
S?rie de padr?es para a transmiss?o de dois canais de ?udio digital em uma comunica??o serial.

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AF
Abrevia??o de Audio-freq??ncia. Faixa de freq??ncias aud?veis ou captadas pelo ouvido humano, compreendendo de 20 a 20.000 Hz, aproximadamente.

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AFC (Automatic Frequency Control)
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Freq??ncia. ? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.

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AGC (Automatic Gain Control)
? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios de R.F. e o diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na sa?da de ?udio, um volume constante para todas as emissoras.

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Agudos Treble
Faixa de freq??ncias que situam-se na parte mais alta do ?udio, a partir de aproximadamente 5 kHz.

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Agulha Stylus
Pequena e delgada pe?a de safira ou diamante, com corte geom?trico especial utilizada em Gira-discos anal?gicos. ? a parte de uma c?psula fonocaptora que percorre os sulcos de um disco tipo Long-Play anal?gico.

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Agulha Bi-Radial Bi-Radial stylus Agulha El?ptica
Agulha fonocaptora de se??o transversal semelhante a uma elipse, empregando dois raios de circunfer?ncia diferentes.

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Agulha C?nica Conical Stylus Spherical Stylus
Agulha fonocaptora de se??o transversal circular.

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Agulha de Corte Cutting Stylus
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonogr?ficos anal?gicos durante a fabrica??o.

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Ajuste de Timbre Pitch Control
Dispositivo encontrado em mesas reprodutoras, gravadores, softwares de composi??o, e que permite o ajuste fino da velocidade aparente de reprodu??o .

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ALC (Automatic Level Control) CAN (Controle Automatico de N?vel)
Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.

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Alnico
Liga utilizada como im? de alto fluxo magn?tico para alto falantes

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Alta Fidelidade High Fidelity HiFi
Equipamentos capazes de reproduzir o ?udio com a maior fidelidade poss?vel, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Tamb?m conhecidos como equipamentos High-End.

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Alternating Current (AC) Corrente Alternada (CA)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.

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Alto-Falante Loudspeaker Speaker
Transdutor eletroac?stico que tem a fun??o de transformar um sinal el?trico em ondas ac?sticas. Os principais tipos s?o: subwoofers, woofers, midrangers e tweeters. Transdutor eletroac?stico que converte energia el?trica em energia sonora.

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Alto-Falante Coaxial Coaxial Speaker
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.

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Alto-Falante de Agudos Tweeter
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s altas freq??ncias. Pode utilizar cone de papel, pl?stico ou metais nobres, leves e r?gidos. Tamb?m s?o constru?dos com domos ou fitas (Ribbon) met?licas ou de pl?sticos especiais.

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Alto-Falante de Graves Woofer
Alto-falante especialmente projetado para responder ?s baixas freq??ncias (consideradas aproximadamente de 20 Hz a 500 Hz. O cone utilizado, embora r?gido estruturalmente, possui uma borda bastante flex?vel para facilitar altas excurs?es nas freq??ncias mais baixas

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Alto-Falante de M?dios Squawker Midrange
Alto-falante destinado ? reprodu??o das freq??ncias m?dias (consideradas aproximadamente de 500Hz a 5kHz)

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Alto-Falante Eletrost?tico Electrostatic Speaker
Alto-falante que utiliza o princ?pio de funcionamento de uma membrana que vibra quando em presen?a de um campo eletrost?tico de alta tens?o. Este campo ? produzido por meio de uma tens?o D.C. extra alta modulada pelo sinal amplificado. Costuma apresentar imped?ncia de entrada elevada e geralmente de carater capacitivo.

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Aluminium cone
Cone desenvolvido em liga espec?fica de duralum?nio, com tratamento qu?mico especial que proporciona uma rigidez diferenciada e muito superior ao cone de pl?stico ou de papel. Reproduz o som com alt?ssima qualidade e ou distor??o bastante reduzida.

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AM (Amplitude Modulation) AM (Amplitide Modulada)
Abrevia??o de Amplitude Modulada. Tipo de transmiss?o que utiliza o princ?pio da varia??o de amplitude de uma portadora de R.F., de acordo com o sinal de ?udio do programa a ser transmitido. A radiodifus?o em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas m?dias (MW) ou de ondas curtas (SW). A responsta em freq??ncia de ?udio ? limitada indo de 40 Hz a aproximadamente 5 KHz, geralmente as transmiss?es s?o monof?nicas, embora tamb?m haja um padr?o t?cnico para estereofonia.

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AM Supression Supres?o de AM
Caracter?stica de um sintonizador em eliminar as varia??es de amplitude de uma portadora de FM. Estas varia??es s?o Interfer?ncias de natureza variada e, portanto, quanto mais rejeitadas forem, melhor ser? a rela??o sinal/ru?do do sintonizador.

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Ambi?ncia
Caracter?stica ac?stica distinta de um detrminado local.Os aspectos sonicamente reconhec?veis de um ambiente na reprodu??o podem ser sintetizados como "ambi?ncia" e correspondem principalmente ? reverbera??o e eco presentes. Muitas vezes a ambi?ncia ? produzida artificialmente pela introdu??o de efeitos sintetizados eletronicamente.

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Amortecimento Damping
Processo de controle para a redu??o dos efeitos de resson?ncia de forma a evitar distor??es e colora??o do som. Geralmente ? realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec?nicos e ac?sticos.

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Amostragem Sampling
Em ?udio digital, amostragem corresponde ? uma medida da amplitude do sinal tomada em intervalos fixos de tempo. A freq??ncia de amostragem para o CD ? de 44,1 kHz, significando que o sinal ? medido 44.100 vezes a cada segundo.

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?mpere
Unidade de corrente el?trica

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Amplifica??o Amplification
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.

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Amplificador Amplifier
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.

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Amplificador de Pot?ncia Power Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.

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Amplificador em Ponte Bridge Amplifier
Est?gio de pot?ncia com configura??o que utiliza dois circuitos id?nticos em contrafase para aumentar a pot?ncia dispon?vel com a mesma tens?o de alimenta??o D.C.

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Amplificador Integrado lntegrated Amplifier
Usado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia. Normalmente ? usado somente o termo amplificador para designar este conjunto.

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Amplificador Principal Main Amplifier
Est?gio de um amplificador de ?udio que eleva o sinal de ?udio fornecido pelo preamplificador a um n?vel de tens?o e imped?ncia adequados para impulsionar um alto-falante. Tamb?m denominado amplificador principal.

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Amplificadores
Equipamento utilizado para aumentar o n?vel de um sinal el?trico, originado de uma fonte de sinal - Gire discos -Cassetes /CD, atrav?s de um cabo blindado. Podem ser de dois tipos: com fonte chaveada ou com circuito integrado.

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Amplification Amplifica??o
Processo de eleva??o do n?vel de tens?o dos sinais de ?udio de forma a adapt?-los a uma etapa seguinte e evitar perdas e aumento do ru?do devido ao descasamento de n?vel e imped?ncia.

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Amplifier Amplificador
Dispositivo destinado a elevar os n?veis de tens?o dos sinais de ?udio. ? muitas vezes empregado para designar o conjunto preamplificador/amplificador de pot?ncia, ou Amplificador Integrado.

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Amplitude
Amplitude: magnitude instant?nea de uma oscila??o, como por exemplo, a amplitude de press?o ac?stica

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Analisador de Espectro Spectrum Analyser
Equipamento utilizado para monitorar a resposta em freq??ncia, mostrando os diferentes grupos de freq??ncias em forma de gr?fico de barras horizontais. Os analisadores geralmente empregam grupos de ter?as ou de freq??ncias inteiras.

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Analog Digital Converter
M?dulo que converte o sinal anal?gico para o dom?nio digital, usado em gravadores digitais e est?dios que produzem fitas e CDs. A informa??o da forma de onda ? medida em cada instante e convertida em um n?mero bin?rio (composto de zeros e uns). Por exemplo, um conversor de 16 bits ? capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada mudola??o.

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Anal?gico Analog
Sinal el?trico no qual a freq??ncia e o n?vel variam continuamente em rela??o ao sinal el?trico ou ac?stico original. Componente que trabalha com um sinal que ? uma r?plica do original.

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Anechoic Chamber C?mara Anec?ica
Sala especialmente projetada para o teste de equipamentos sonoros, microfones e alto-falantes, em teoria absolutamente isenta de reverbera??es. Esta caracter?stica ? obtida pelo uso de material ac?stico absorvente.

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Anec?ico
Ambiente sem reflex?es de ondas sonoras

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?ngulo de cobertura
?ngulo que ? limitado pelos dois pontos de atenua??o de 6dB e tem com v?rtice o ponto de gera??o do sinal ac?stico

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?ngulo de Corte ?ngulo Vertical Cutting Angle
?ngulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a grava??o do disco fonogr?fico anal?gico) com a normal ? superf?cie do disco no ponto de contato da agulha com o disco.

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?ngulo Vertical
O mesmo que ?ngulo de corte.

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Antena Antenna
Dispositivo para capta??o das ondas eletromagn?ticas nas faixas de radiofreq??ncia. ? composta de componentes met?licos nas mais variadas configura??es. Os comprimentos e a disposi??o dos elementos ir?o depender das freq??ncias que se quer receber. Para as freq??ncias extra altas empregadas por sat?lites apresenta o formato de um disco ou prato.

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Antena de Ferrita Ferrite Core Antenna
Tipo de antena usado especialmente para a recep??o de AM. ? constitu?da de algumas espiras de fio enroladas sobre um bast?o (n?cleo) de ferrita.

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Re: Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio
« Responder #1 em: Julho 20, 2008, 12:10:22 am »
Antena Dipolo Dipole Antenna
Tipo muito simples de antena constitu?da de dois bra?os, geralmente fornecida junto com sintonizadores de FM.

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Antenna Directionality Diretividade de Antena
Uma das caracter?sticas das antenas de recep??o de R.F., que consiste em captar, com maior intensidade, os sinais recebidos de uma determinada dire??o. O uso de uma antena bastante diretiva ? particularmente interessante para a recep??o em locais onde existem muitos sinais refletidos, que em TV geram os fantasmas e em FM acarretam distor??es no sinal de ?udio.

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Compander Compressor Expansor
Equipamento de ?udio anal?gico empregado na redu??o do ru?do em grava??es e que opera atrav?s da compress?o da banda din?mica do sinal. Alguns exemplos s?o: Dolby C, dBx, CX, etc.

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Compat?vel Compatible
Um sistema que pode operar com elementos de um outro ou com gera??es diferentes de equipamentos. Por exemplo, um v?deo cassete HI-FI est?reo capaz de reproduzir fitas com trilha monof?nica; um aparelho de fita digital DCC capaz de aceitar fitas cassete anal?gicas; um aparelho de DVD que pode produzir CDs, etc.

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Compli?ncia Compliance
? usado o termo compli?ncia para designar a flexibilidade do cone de um alto-falante. Alta compli?ncia para alto-falantes cujos cones permitem grandes deslocamentos (falantes de graves e para suspens?o ac?stica) e baixa compli?ncia para pequenos deslocamentos do cone (falantes de m?dios e agudos). A unidade de medida da compli?ncia ? m/Newton.)

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Component System Sistema de Som
? o conjunto de equipamentos (gravador, toca-discos, amplificador, sonofletor, sintonizador, etc.). que formam uma cadeia sonora.

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Compress?o Compression
Em ?udio anal?gico, processo de redu??o linear da gama din?mica de um programa, com a finalidade de compatibiliz?-lo com os limites impostos pelos meios de grava??o ou transmiss?o - ? o inverso do processo de expans?o. Em ?udio digital, corresponde ? elimina??o dos bits menos significativos para a audi??o por meio de algoritmos matem?ticos de forma a compatibilizar o "string" digital com os limites dos meios tecnol?gicos empregados. Alguns exemplos s?o: MPEG, ATRAC, PASC, etc.

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Compressor Expansor Compander
Equipamento de ?udio anal?gico empregado na redu??o do ru?do em grava??es e que opera atrav?s da compress?o da banda din?mica do sinal. Alguns exemplos s?o: Dolby C, dBx, CX, etc.

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Concha Shell
Parte do bra?o de um toca-discos onde ? fixada a c?psula fonocaptora.

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Condenser Microphone Microfone de Capacitor
Microfone que utiliza a varia??o da capacit?ncia de um capacitor, atrav?s da varia??o da dist?ncia entre suas placas. Uma das placas ? fixa e a outra, m?vel, corresponde ? membrana que ser? vibrada pelas ondas sonoras captadas pela mesma. Necessita de uma fonte de tens?o elevada para o seu funcionamento.

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Cone
Tem a fun??o de movimentar o ar e assim criar o som propriamente dito. A sonoridade varia conforme o formato, tamanho e material. Atualmente as mat?rias primas mais utilizadas s?o papel, polipropileno, alum?nio, etc.

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Cone de celulose
Composto com a uni?o de v?rios tipo de fibras, desenvolvido com especifica??es para sistema de som desejado.

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Cone de PPG
Cone com um composto de polipropileno e grafite aliado a um desenho que proporciona maior rigidez no cone.

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Cone Duplo (Dual Cone)
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.

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Cone polimerizado
? o cone desenvolvido com polimerizante de composto preto que d? ao cone a tonalidade preta ou composto de grafite, que resulta numa cor acizentada para o cone, resultando num melhor acabamento e apresenta??o. Servem para aumentar a resist?ncia, reduzindo sensivelmente a sua espessura e mantendo a mesma rigidez.

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Conector BNC
Tipo de conector muito usado em equipamentos de ?udio/V?deo e que assegura maior isolamento entre os m?ltiplos condutores.

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Conector RCA
Padr?o de conex?o em ?udio que trata de sinais de baixa pot?ncia

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Conector XLR XLR Connector
Conector de tr?s pinos blindado e dotado de trava, muito utilizado para microfones profissionais. Tamb?m conhecido como Cannon Connector

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Conical Stylus Agulha C?nica
Agulha fonocaptorade se??o transversal circular.

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Contour Controle de Audibilidade
Tamb?m conhecido s? pelo termo Audibilidade, ? o controle existente em muitos equipamentos de ?udio, que tem por finalidade compensar uma caracter?stica do ouvido humano, que tem dificuldade em perceber as freq??ncias mais altas e mais baixas do espectro sonoro em n?veis baixos de audi??o. Quando acionado, proporciona um refor?o nestas freq??ncias. S? deve atuar em baixos n?veis de sa?da, e anulando aos poucos a sua a??o ? medida em que aumentamos o volume.

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Contrapeso Counter Weight
Peso colocado em um bra?o de toca-discos anal?gico na extremidade oposta ao conjunto suporte/c?psula fonocaptora. Deslocando-o ao longo do bra?o, ajustamos o equil?brio deste de modo que o peso da c?psula fonocaptora n?o incline o bra?o, o que acarretaria uma press?o excessiva da agulha sobre o sulco do disco, danificando ambos. O ajuste da press?o da agulha ?. geralmente, feito por outro controle em separado.

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Controle Autom?tico de Freq??ncia
? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.

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Controle Autom?tico de Ganho
? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios.

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Controle Autom?tico de N?vel
Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.

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Controle de Audibilidade Loudness Control Contour
Tamb?m conhecido s? pelo termo Audibilidade, ? o controle existente em muitos equipamentos de ?udio, que tem por finalidade compensar uma caracter?stica do ouvido humano, que tem dificuldade em perceber as freq??ncias mais altas e mais baixas do espectro sonoro em n?veis baixos de audi??o. Quando acionado, proporciona um refor?o nestas freq??ncias. S? deve atuar em baixos n?veis de sa?da, e anulando aos poucos a sua a??o ? medida em que aumentamos o volume.

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Controle de Equil?brio Balance Control
Controle utilizando um potenci?metro (resistor vari?vel), que permite compensar volumes diferentes existentes entre os canais de um amplificador multicanal, para que todos entreguem um mesmo n?vel sonoro em suas sa?das.

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Controle de Tonalidade Tone Control
Circuito que permite real?ar (refor?ar) ou atenuar uma determinada gama de freq??ncias. Regra geral, ? composto de dois controles: um de graves, para as freq??ncias baixas, e outro de agudos, para as freq??ncias altas. Nos amplificadores mais sofisticados tem-se ainda um terceiro controle para as freq??ncias m?dias.

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Controle Eletr?nico de Velocidade Velocidade Controlada Eletronicamente Electronic Speed Control
Sistema onde a velocidade de rota??o de um motor ? controlada pela realimenta??o provida por um circuito sensor de freq??ncia acoplado ao motor; as altera??es na velocidade desejada s?o corrigidas automaticamente pelo circuito sensor que detecta estas anomalias.

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Conversor AD -Anal?gico Digital Analog/Digital Converter
M?dulo que converte o sinal anal?gico para o dom?nio digital, usado em gravadores digitais e est?dios que produzem fitas e CDs. A informa??o da forma de onda ? medida em cada instante e convertida em um n?mero bin?rio (composto de zeros e uns). Por exemplo, um cobversor de 16 bits ? capaz de registrar um entre 65.536 valores diferentes em cada modula??o.

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Conversor D/A - Digital-Anal?gico Digital/Analog/Converter
M?dulo presente nos aparelhos de leitura digital, CDs, DATs, Mini-Discs, que transforma a informa??o bin?ria, digital, em uma forma de onda anal?gica.

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Coplanar loudspeaker
Tipo de alto falante composto de um woofer e de dois tweeters montados no centro e rente ? superf?cie do woofer. Os dois tweeters s?o suportados atrav?s de duas tiras que atravessam o woofers.

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Cordoalha
Sua fun??o ? conduzir a corrente el?trica dos terminais at? a bobina. Evita quebra ou rompimento por ser flex?vel. Possui diversos fios de cobre ou alum?nio (dentre outros tipos de mat?ria prima) com fio central em algod?o.

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Corneta Horn
Tipo de alto-falante cujo cone tem o formato da boca de uma corneta, ou que apresenta uma corneta acoplada a ele.

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Corrente Alternada
Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.

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Corrente Cont?nua
? a corrente el?trica que assume uma mesma polaridade, seja positiva ou negativa, em rela??o a um referencial. ? a fornecida por pilhas, baterias, d?namos, etc.

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Corte de Freq??ncia Cutoff Frequency
Limite de uma faixa de freq??ncias a partir do qual um amplificador ou caixa ac?stica diminui controladamente o n?vel de sinal, considerado a partir de n?vel pr?-estabelecido de rendimento.

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Cost-Performance Ratio Rela??o Custo Desempenho
? uma forma de avaliar comparativamente o desempenho de um equipamento, conferindo pontos ?s suas caracter?sticas e dividindo-se o total de pontos alcan?ados pelo custo do aparelho. Trata-se, de um m?todo utilizado por muitas publica??es especializadas para orienta??o do consumidor.

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Counter Weight Contrapeso
Peso colocado em um bra?o de toca-discos anal?gico na extremidade oposta ao conjunto suporte/c?psula fonocaptora. Deslocando-o ao longo do bra?o, ajustamos o equil?brio deste de modo que o peso da c?psula fonocaptora n?o incline o bra?o, o que acarretaria uma press?o excessiva da agulha sobre o sulco do disco, danificando ambos. O ajuste da press?o da agulha ?. geralmente, feito por outro controle em separado.

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CrO2 / Di?xido de Cromo
Subst?ncia magn?tica utilizada para a produ??o de fitas com maior capacidade de resposta a altas freq??ncias.

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Crossover
Conhecido tamb?m como divisor de freq??ncias. Separa o sinal proveniente da fonte de sinal em faixas de freq??ncia para os alto falantes ou amplificadores. ? um filtro eletr?nico que seleciona as freq??ncias de acordo com o tipo de alto falante. Pode ser de 6 dB/oitava - 12 dB - 18 dB ou 24 dB.

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Crossover Frequency Freq??ncia de Transi??o
? a frequ?ncia-limite entre uma faixa de freq??ncias e a seguinte (transi??o graves-m?dios, m?dios-agudos). Em um sonofletor de dois canais (normalmente dois alto-falantes) ? a freq??ncia escolhida na qual um dos falantes come?a a n?o apresentar linearida, enquanto que o outro entra no trecho linear de sua curva de resposta.

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Crosstalk Diafonia
? o fen?meno que ocorre quando temos o transbordamento indesejado do sinal de um canal para o outro em um sistema de som multicanal. ? expresso em dB a partir da rela??o entre o sinal original e o sinal esp?rio.

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Cue Elevador de Bra?o
Dispositivo mec?nico ou hidr?ulico por meio do qual podemos descer o bra?o de um toca-discos suavemente sobre o disco, ao atuar-se sobre uma alavanca de comando.

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Cueing Indexa??o
Processo que utiliza sinais de marca??o para localiza??o dos trechos da fita a serem reproduzidos ou editados.

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Cutoff Frequency Corte de Freq??ncia
Freq??ncia a partir da qual um dispositivo deixa de atuar, ou passa a sofrer uma redu??o em seu rendimento. Tamb?m ? a freq??ncia na qual um filtro passa a atuar, elimidnado as freq??ncias acima ou abaixo desta.

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Cutting Angle ?ngulo de Corte
?ngulo (vertical) formado pelo eixo da agulha de corte (durante a grava??o do disco fonogr?fico anal?gico) com a normal ? superf?cie do disco no ponto de contato da agulha com o disco.

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Cutting Frequency Corte de Freq??ncia
Limite de uma faixa de freq??ncias a partir do qual um amplificador ou caixa ac?stica diminui controladamente o n?vel de sinal, considerado a partir de n?vel pr?-estabelecido de rendimento.

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Cutting Stylus Agulha de Corte
Agulha utilizada para gravar os sulcos dos discos fonogr?ficos anal?gicos durante a fabrica??o.

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Damping Amortercimento
Processo de controle para a redu??o dos efeitos de resson?ncia de forma a evitar distor??es e colora??o do som. Geralmente ? realizada com o uso de elementos resistivos ou seus equivalentes mec?nicos e ac?sticos.

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Damping Factor Fator de Amortecimento
Rela??o entre a imped?ncia do alto-falante e a imped?ncia interna do amplificador. Mede a capacidade do amplificador em amortecer movimentos inerciais e desnecess?rios do alto-falante.

CA (AC)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.

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Cabe?a Head
Termo geral usado para as cabe?as de apagamento, grava??o e reprodu??o das unidades que utilizam fitas ou discos magn?ticos.

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Cabe?a de Apagamento Erasing Head
? o elemento das unidades magnetof?nicas que apaga, nas fitas ou discos magn?ticos, o programa anteriormente gravado.

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Cabe?a Gravadora ou de Grava??o Recording Head
? o elemento das unidades magnetof?nlcas que faz o registro nas fitas ou discos magn?ticos o programa a ser gravado. Pode desempenhar tamb?m o papel de cabe?a reprodutora ou de reprodu??o.

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Cabe?a Reprodutora ou de Reprodu??o Playback Head
? o elemento das unidades magnetof?nicas que capta das fitas ou discos magn?ticos o programa gravado que se quer reproduzir ou copiar. Pode desempenhar tamb?m o papel de cabe?a gravadora ou de grava??o.

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Cabo Blindado Cabo Coaxial Coaxial Cable
Tipo de cabo duplo composto de um condutor central e outro envolvente, em malha met?lica, que vai ligado ? massa ou terra. ? usado em antenas, ou para Interligar equipamentos de ?udio para o sinal pr?-amplificado. Neste ?ltimo caso, destina-se a evitar a capta??o de interfer?ncias. Cabo de dois condutores onde o condutor central situa-se no centro geom?trico do condutor externo, o qual tem a forma de malha ou tran?a tubular, com o prop?sito de formar uma blindagem eletromagn?tica.

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Cabo RCA
Cabo coaxial normalmente utilizado para interligar componentes no mundo do som automotivo.

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Cabrestante Capstan
Parte mec?nica de uma unidade magnetof?nica que Impulsiona a fita magn?tica.

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CAF AFC - Automatic Frequency Control
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Freq??ncia. ? o circuito de um sintonizador de FM que fixa automaticamente a sintonia de uma emissora.

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CAG AGC - Automatic Gain Control)
Abrevia??o de Controle Autom?tico de Ganho. ? o circuito de um sintonizador de AM ou FM que compensa as diferen?as de n?vel existentes entre os sinais de diversas emissoras de radiodifus?o. Ao recebermos uma emissora fraca, o C.A.G. aumenta o ganho dos est?gios de RF eo diminui para uma emissora forte. Com isto temos, na sa?da de ?udio um volume constante para todas as emissoras.

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Re: Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio
« Responder #2 em: Julho 20, 2008, 12:11:04 am »
Ca?da de Sinal Drop Out
Redu??o no n?vel do sinal gravado ou reproduzido devido ? varia??o da espessura ou quantidade de material magn?tico depositado durante a fabrica??o.

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Caixa ac?stica Sonofletor
Caixa constru?da com madeira ou fibra de vidro, utilizada com subwoofer nos sistemas de som automotivo para reprodu??o dos sons subgraves. Existem v?rios formatos e t?cnicas de constru??o. As mais conhecidas s?o as seladas, as bass reflex (com duto) as band pass. Gabinete ou painel, geralmente constru?do em madeira com aberturas, onde s?o instalados alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor ? impedir que as andas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem

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Calota
Serve para proteger a bobina de res?duos. Altera o som do alto falante de acordo com o tipo de material e formato.

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Calota invertida
Sua atua??o funciona como refor?o da ?rea central do cone e propicia cancelamento de algumas ondas m?dias que o alto falante tende a gerar quando n?o tem corte de freq??ncia.

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Calota linear
Calota reta proporcionando maior rigidez a base do cone.

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C?mara Anec?ica Anechoic Chamber
Sala especialmente projetada para o teste de equipamentos sonoros, microfones e alto-falantes, em teoria absolutamente isenta de reverbera??es. Esta caracter?stica ? obtida pelo uso de material ac?stico absorvente.

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Campo magn?tico
Im? duplo de ferrite de Barium. Alto SPL, baixa distor??o e excelente resposta a transientes. Proporciona grande excurs?o da bobina e alto fluxo magn?tico. (Alto campo imantado aumenta a pot?ncia)

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CAN ALC Automatic Level Control AVC Automatic Volume Control
Abreviatura de Controle Autom?tico de N?vel. Circuito que mant?m um n?vel de sa?da constante para varia??es do n?vel de sinal em sua entrada. Muito utilizado em gravadores para manter o n?vel de grava??o constante para variados n?veis de sinais captados pela fonte sonora.

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Canal
? o caminho por onde o sinal sonoro passa. Um aparelho est?reo tem dois canais de som, o esquerdo e o direito.

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Canal Central Center Channel
Alto falante instalado no centro do painel ou console central do autom?vel com intuito de auxiliar a recria??o do palco sonoro. Sa?da de sinal monof?nlco resultante da soma do canal esquerdo com o canal direito, empregado em sistemas de Home-Theater, pelo sistema Dolby Pro-Logic e semelhantes.

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Cantilever
Tubo de suporte da agulha em uma c?psula fonocaptora anal?gica

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Capacidade de Rastreamento Trackability
Capacidade de um equipamento de seguir com precis?o um sinal de outro equipamento.

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Capacitor Capacitor
Dispositivo que armazena uma carga eletrost?tica. Permite a passagem de corrente alternada, por?m bloqueia a corrente cont?nua. Componente com v?rias fun??es na eletr?nica. Em som automotivo pode ser usado como filtro, prote??o de tweeters ou reserva de energia para alimentar amplificadores.

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Capstan Cabrestante
Parte mec?nica de uma unidade magnetof?nica que impulsiona a fita magn?tica.

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C?psula Din?mica Moving Coil Cartridge
C?psula fonocaptora para discos de vinil onde o ?m? ? fixo e a bobina ? m?vel. Os movimentos da bobina s?o obtidos a partir das vibra??es captadas pela agulha ao percorrer o sulco do disco fonogr?fico. A bobina, movimentando-se dentro do campo magn?tico do im?, provoca a circula??o de uma corrente el?ptica atrav?s da bobina originando o sinal de ?udio.

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C?psula Magn?tica Magnetic Cartridge
C?psula fonocaptora para discos de vinil que transforma vibra??es mec?nicas em impulsos el?tricos.

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C?psula Magn?tica ou de Relut?ncia Vari?vel lnduced Magnet Cartridge
C?psula fonocaptora onde o ?m? e a bobina s?o fixados em um suporte. As vibra??es captadas pela agulha ao percorrer o sulco do disco fonogr?fico s?o transmitidas a uma pequena l?mina que, ao vibrar, corta as linhas do campo magn?tico do ?m? variando a indu??o sobre a bobina o que acarreta a circula??o da corrente, surgindo o sinal de ?udio.

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C?psula Magnetodin?mlca Movlng Magnet Cartridge
C?psula fonocaptora onde o ?m? ? m?vel e a bobina ? fixa. Os movimentos, a partir das vibra??es captadas pela agulha ao percorrer o sulco do disco fonogr?fico, s?o transmitidas ao ?m?, que movimentando-se, faz variar a indu??o de seu campo magn?tico sobre a bobina, criando uma corrente el?trica atrav?s desta e originando o sinal de ?udio.

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Capture Ratio Rela??o de Captura
Em um sintonizador de F.M., ? a menor rela??o entre os n?veis de dois sinais de FM situados na mesma freq??ncia, que permite ao mais forte atenuar em 30 dB o sinal mais fraco, tornando este inaud?vel, ouvindo-se, portanto, um ?nico sinal. Quanto menor o valor num?rica da rela??o de captura (expresso, geralmente, em dB), tanto melhor a caracter?stica. Um valor num?rico baixo da rela??o de captura ? particularmente importante em regi?es onde sinais de emissoras operando no mesmo canal t?m mais probabilidade de ser recebidos simultaneamente, como sub?rbios e zonas rurais; ?, tamb?m, de interesse em zonas urbanas em que surjam problemas de propaga??o de sinais atrav?s de percursos m?ltiplos ("multipath").

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Caracter?sticas T?cnicas Technical Characteristics
Refere-se ao conjunto dos Itens relativos ao desempenho de um equipamento. Em se tratando de um amplificador de ?udio, poder? ser a distor??o harm?nica, separa??o entre canais, pot?ncia de sa?da, resposta de freq??ncias, etc.

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Carregamento Frontal Front Loading
Sistema utilizado em aparelhos onde a localiza??o do compartimento da fita e controles ? no painel frontal e n?o no superior.

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Carrier Portadora
S?o os sinais de R.F. que conduzem o sinal de informa??o. A informa??o ? aplicada ? portadora em um processo denominado de modula??o, geralmente por amplitude (AM) ou por freq??ncia (FM).

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Cartridge Fonocaptor Cartucho
Dispositivo que transforma as vibra??es mec?nicas da agulha ao percorrer o sulco do disco anal?gico em impulsos el?tricos que, ap?s amplificados pelo amplificador de ?udio, s?o novamente transformados em vibra??es mec?nicas pelos alto-falantes. Estas ?ltimas movimentam o ar, gerando ondas sonoras que ser?o captadas pelo ouvido humano.

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Cartucho Cartridge
Estojo acondicionador de uma fita ou disco magn?tico. Antigamente usada em toca-fitas de autom?veis por sua facilidade de manejo. Precursor do sistema cassete.

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Cassete Cassette
Estojo de fita magn?tica dotado de dois pequenos carret?is onde s?o presas as pontas da fita. O estojo ? fechado. n?o tendo o usu?rio que manipular diretamente a m?dia magn?tica.

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CATV - Cable TV TV a Cabo
Sistema de distribui??o de televis?o que utiliza cabos para a transmiss?o do sinal. A TV a Cabo n?o sofre interfer?ncias e apresenta um sinal muito mais n?tido, bem como a capacidade de recep??o de mais canais do que pela transmiss?o convencional, VHF ou UHF

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CC DC -Direct Current
Abrevia??o de Corrente Cont?nua. ? a corrente el?trica que assume uma mesma polaridade, seja positiva ou negativa, em rela??o a um referencial. ? a fornecida por pilhas, baterias, d?namos, etc.

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CD4
Sistema de Reprodu??o de discos de vinil quadrif?nicos, conhecido tamb?m como "discreto", atualmente em desuso.

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Center Channel Canal Central
Alto-falante instalado no centro do painel ou console central do autom?vel com intuito de auxiliar a recria??o do palco sonoro. Sa?da de sinal monof?nlco resultante da soma do canal esquerdo com o canal direito, empregado em sistemas de Home-Theater, pelo sistema Dolby Pro-Logic e semelhantes.

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Centragem
Sua fun??o ? centralizar a bobina do GAP e tamb?m controlar o movimento do conjunto m?vel do alto falante. ? feita de tecido de algod?o com banho de resina fen?lica em diferentes n?veis.

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Channel Separation Separa??o de Canais
N?vel de separa??o entre os sinais presentes em cada um dos canais de um sistema de som estereof?nico ou com mais canais. Expressa-se em dB.

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CI IC - Integrated Circuit
Abreviatura de Circuito Integrado. Componente de estado s?lido (semicondutor) que re?ne em um s? Inv?lucro diodos, resistores, transistores, capacitores, etc. Muito empregado nos equipamentos eletr?nicos, por permitir montagens leves e compactas.

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Circunaural, Supra-aural
Tipo de fone que isola acusticamente o ouvido, selando o pavilh?o auricular.

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Closed-Captioning
Dispositivo que projeta legendas para aux?lio aos deficientes auditivos, acionado por um circuito decodificador e transmiss?es especiais. As televis?es fabricadas para o mercado americano a partir de 1993 disp?em obrigatoriamente desse sistema.

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Coaxial Cable Cabo Coaxial
Tipo de cabo duplo composto de um condutor central e outro envolvente, em malha met?lica, que vai ligado ? massa ou terra. ? usado em antenas, ou para Interligar equipamentos de ?udio para o sinal pr?-amplificado. Neste ?ltimo caso, destina-se a evitar a capta??o de interfer?ncias.

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Coaxial Speaker Alto-falante Coaxial
Alto-falante composto de um cone para reprodu??o de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.

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CODEC - Coder/Decoder Codificador/Decodificador
Dispositivo ou software que converte de alguma maneira um sinal digital, usualmente comprimindo-o. A opera??o contr?ria corresponde ? decodifica??o.

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C?digo Bin?rio Binary Code
Os aparelhos de ?udio digitais usam um tipo especial de sinal que consiste em uma sucess?o dos n?meros zero e um. Esses n?meros representam a forma de onda em um c?digo especial que ? interpretado pelo leitor ?tico de um CD player ou outro tipo de equipamento especialmente desenhado para esse fim. O c?digo bin?rio utilizado pode ser de v?rios padr?es, sendo utilizado pelos CDs o PCM - Pulse Code Modulation.

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Coercibilidade Coercivity
Corresponde ao campo magn?tico necess?rio para anular a magnetiza??o de um material saturado magneticamente.

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Re: Algumas defini??es de termos utilizados em car-audio
« Responder #3 em: Julho 20, 2008, 12:11:17 am »
Compact Disc (CD)
O Compact Disc atingiu o mercado em 1982, lan?ado pela Philips, e em poucos anos tornou obsoletos os Long-Plays, discos anal?gicos at? ent?o dominantes no mercado. O CD trouxe para o ?udio a tecnologia digital, at? ent?o reservada aos computadores. O CD trouxe para o ?udio a tecnologia digital, at? ent?o reservada aos computadores. O padr?o do CD - 16 bits, 44,1 kHz - permite uma rela??o sinal/ru?do de 96 dB, com banda passante de 20 Hz a 20.000 kHz. Os CDs s?o lidos otimamente por um feixe de raio laser, da faixa mais interna ? faixa externa, com velocidade linear constante, o que significa uma velocidade angular vari?vel entre 500 e 200 rpm (revolu??es por minuto). O Compact Disc original que at? ent?o s? possu?a trilhas de ?udio, posteriormente foi padronizado para outras finalidades: CD-G :- CD Graphics, para imagens acompanhando a trilha sonora; CD - I :- CD Interative, com ?udio, texto, v?deo e imagens; CD-ROM :- CD Read Only Memory, para leitura por computadores PC; CD-R :- CD Recordable, para computadores, que pode ser lido e gravado;

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Background Noise Ruido de Fundo
N?vel m?nimo de ru?do presente em uma grava??o, aparelho eletr?nico, est?dios, audit?rios. O ru?do de fundo define o patamar da rela??o sinal/ru?do.

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Baffle/Sonofletor
Gabinete ou painel, geralmente constru?do em madeira com aberturas, onde s?o instalados alto-falantes. Uma das finalidades do sonofletor ? impedir que as andas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem. Termo utilizado para descrever um painel ou uma caixa cujo objetivo ? o cancelamento das ondas sonoras (de fase oposta), projetadas simultaneamente pela frente e por tr?s do cone do falante. Desta forma, este dispositivo ? projetado para absorver as ondas frontais. Sin?nimo de caixa ac?stica.

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Balance Control Controle de Equil?brio
Controle utilizando um potenci?metro (resistor vari?vel), que permite compensar volumes diferentes existentes entre os canais de um amplificador multicanal, para que todos entreguem um mesmo n?vel sonoro em suas sa?das.

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Balance Meter Medidor de Equil?brio
Medidor destinado a equilibrar os canais de forma que entreguem a mesma pot?ncia de sa?da.

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Balan?o
Balan?o ou volume relativo entre graves e agudos ou entre diferentes instrumentos e vozes. Tamb?m aplicado ? rela??o de volume entre o canal esquerdo e direito em estereofonia ou entre os quatro canais em quadrifonia.

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Bal?stica (Balistics)
Termo geralmente relacionado com a velocidade de resposta de um medidor de n?vel. A bal?stica do medidor refere-se ao tempo de ataque e queda escolhidos e que s?o determinados tendo em vista o tipo de uso, por exemplo, "medidor de V.U." e "medidor de pico".

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Bandpass Filter Filtro Passa Faixa
Circuito que s? permite a passagem de sinais de freq??ncias compreendidas entre dois valores estabelecidos.

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Bandwidth Largura de Banda
Resposta em freq??ncia de um circuito, geralmente determinada como sendo o intervalo de freq??ncias compreendido entre as quedas a -3 dB nas extremidades da faixa de passagem.

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Bargraph Medidor de Barras rr
Tipo de medidor de sinal que emprega uma barra de LCDs (Liquid Crystal Display) ou LEDs para indica??o de n?vel . Muito utilizado em medidores de pico.

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Bass Graves
Gama de freq??ncias de ?udio situadas abaixo de 2OOHz, aproximadamente.

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Bass Reflex Refletor de Graves
Sonofletor cuja constru??o prev? o aproveitamento da energia ac?stica transmitida pela parte posterior do alto-falante atrav?s da resson?ncia de ar encerrado internamente ? caixa, sintonizado por uma abertura no painel. O refletor de graves permite estender a resposta a graves abaixo da que seria normalmente conseguida por uma caixa fechada utilizando o mesmo falante. T?cnica de constru??o de caixas ac?sticas, onde a caixa ? dotada de um duto ou abertura que permite sua resson?ncia numa freq??ncia baixa.

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Batimento (Beat)
Freq??ncia resultante da mistura de duas outras diferentes.

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BAXANDALL
Tipo de circuito de controle de tom, presente em amplificadores de ?udio. Desenvolvido por P.J. Baxandall e publicado em 1952 na Revista Inglesa Werelen World.

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Bazuca
Caixa ac?stica selada com formato de tubo

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Beat (Batimento)
Freq??ncia resultante da mistura de duas outras diferentes.

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Belt Drive Transmiss?o por Correia
Tipo de transmiss?o usada em Gira-discos anal?gicos, onde as rota??es do motor s?o transmitidas ao prato atrav?s de uma correia.

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Biamplifica??o Biamping e Biwiring
Nos sistemas de som mais comuns a rede divisora de freq??ncias ? do tipo passivo e encontra-se no interior das caixas ac?sticas. Em um sistema biamplificado ( ou triamplificado, tetra-amplificado, etc..) o divisor ? eletr?nico e colocado antes do m?dulo amplificador de pot?ncia, que passa a acionar diretamente os sonofletores. A biamplifica??o diminui a distor??o por intermodula??o, torna mais linear a resposta do sistema e aproveita melhor a pot?ncia dispon?vel. J? no sistema conhecido por Biwiring, um mesmo amplificador alimenta um divisor de freq??ncia situado no interior da caixa ac?stica com fios separados para os agudos e graves, usado tamb?m como forma de diminuir a distor??o por intermodula??o.

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Bias Polariza??o
Sinal aplicado a um componente para assegurar a sua opera??o em uma regi?o de alta linearidade. Em amplificadores ? a tens?o nos transistores ou v?lvulas que determina sua classe de opera??o A, B, AB, etc.

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Bias Compensator Dispositivo Anti Resvalo
Dispositivo usado no bra?o dos toca-discos anal?gicos, que tem por finalidade aplicar uma pequena for?a mec?nica no eixo do mesmo, de forma a equilibrar a for?a centr?fuga que surge pela rota??o do prato e tende a fazer a agulha saltar fora do sulco do disco.

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Binary Code C?digo Bin?rio
Os aparelhos de ?udio digitais usam um tipo especial de sinal que consiste em uma sucess?o dos n?meros zero e um. Esses n?meros representam a forma de onda em um c?digo especial que ? interpretado pelo leitor ?tico de um CD player ou outro tipo de equipamento especialmente desenhado para esse fim. O c?digo bin?rio utilizado pode ser de variados padr?es, sendo utilizado pelos CDs o PCM - Pulse Code Modulation.

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Binaural
Tipo de t?cnica de grava??o realizada com a utiliza??o de dois microfones que simulam o mecanismo de opera??o do ouvido humano, sendo apropriada para a audi??o com fones de ouvido.

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Binding Post Borne
Terminal utilizado nos equipamentos eletr?nicos e em sonofletores para interliga??o com outros m?dulos. Normalmente ? do tipo de rosquear, para ser usado com fios ou cabos dotados de garras ou simplesmente pontas de fios desencapadas.

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Bi-Radial Stylus Agulha El?ptica
Agulha fonocaptora de se??o transversal semelhante a uma elipse, empregando dois raios de circunfer?ncia diferentes.

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BIT (Binary digit)
O BIT significa a menor quantidade que pode ser medida no dom?nio digital. Um bit pode ser apenas um de dois valores poss?veis: zero ou um, falso ou verdadeiro, sim ou n?o.

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Bitstream
Um m?todo de convers?o Digital/Anal?gica que emprega a leitura bit por bit, em vez do m?todo mais convencional de 16 bits por vez. Tamb?m ? chamado de conversor de bit-1Bit Converter.

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Block Diagram Diagrama de Blocos
Modo simplificado de mostrar os diversos est?gios que comp?em o circuito de um equipamento eletr?nico. Cada est?gio ? representado por um ret?ngulo, com o respectivo nome. Exemplo: ao representarmos em blocos o diagrama de um amplificador, desenhamos v?rios ret?ngulos correspondentes aos v?rios est?gios do preamplificador (circuito de entrada, amplificador/equalizador, controles de tonalidade, amplificador, etc.) e outros tantos para os diversos est?gios do amplificador de pot?ncia (excitador, circuito de prote??o, est?gio de sa?da, etc.). Os ret?ngulos s?o dispostos alinhados e interligados na mesma seq??ncia em que ficam no diagrama esquem?tico.

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BNC Connector Conector BNC
Tipo de conector muito usado em equipamentos de ?udio/V?deo e que assegura maior isolamento entre os m?ltiplos condutores.

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Bobina
Nome gen?rico descrevendo o arranjo circular ou quadrado de enrolamento do fio. Normalmente ? feita com os seguintes materiais ? papel, alum?nio ou kapton ? de acordo com a necessidade e tipo de som desejado. Fica situada dentro do campo magn?tico do im? e logo abaixo do cone.

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Bobina M?vel Voice Coil Moving Coil
Sistema eletromagn?tico composto de um ?m? e uma bobina onde o primeiro ? fixo e a segunda ? m?vel. ? usado em um tipo de c?psula magn?tica para discos de vinil. Diz-se do sistema universalmente usado na constru??o de alto-falantes de cone. A bobina ? fixada ao cone do alto-falante e centrada em um entreferro imantado preso ? traseira do chassis met?lico do alto-falante. Uma tens?o alternada proveniente do amplificador de pot?ncia faz com que uma corrente se produza na bobina, o que origina for?as eletromagn?ticas na mesma, com o seu conseq?ente deslocamento ao longo do entreferro, movendo consigo o cone do alto-falante. A amplitude e a velocidade dos deslocamentos dependem diretamente do n?vel e da freq??ncia da corrente que percorre a bobina.

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Bobina m?vel dupla
Bobina m?vel dupla (twin drive) ? um sistema que permite combina??es de imped?ncia de acordo com as necessidades. ? composto por uma bobina com duplo enrolamento e duas sa?das externas com 4 ohms de imped?ncia cada. Permite liga??es de 2, 4 e 8 ohms, podendo ser ligado apenas em 4 ohms.

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Bookshelf
Tipo de sonofletor fabricado para a coloca??o em estantes.

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Booster Refor?ador de Sinais
Tipo de amplificador muito empregado em som automotivo, que refor?a a sa?da de pot?ncia. O Booster trabalha com baixa imped?ncia de entrada, banda de passagem limitada e n?vel mais alto de ru?dos que um m?dulo de pot?ncia que recebe o sinal de um pr?-amplificador Booster (m?dulo de pot?ncia): amplificador que utiliza a sa?da amplificada dos toca fitas e CDs. N?o amplifica o sinal atrav?s de fonte chaveada, comprometendo a qualidade do som.

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Borda
Faz parte do sistema de suspens?o que controla os movimentos do alto falante. ? confeccionada em diversos materiais tais como: espuma, borracha, papel ou tecido, podendo ter ou n?o diferentes tipos de impregna??es.

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Borda de espuma emborrachada
Borda de espuma emborrachada amplia a elasticidade e durabilidade sem acr?scimo de peso, melhorando, assim, a resposta do sistema.

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Borda de espuma normal
Borda de espuma ? a mais comum de ser utilizada, diferenciando da borda seca por reproduzir sons de freq??ncias mais baixas.

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Borda de tecido
Borda moldada em tecido para desenvolver e melhorar o grave. Utilizada em alto falantes de instrumentos musicais e de shows.

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Borda dupla onda
Borda em espuma de poliester, desenvolvida para melhor uniformidade do movimento do cone dos alto falantes da linha de subwoofers de uso em tamp?o (free air) ou em caixas (box systems), resultando numa excurs?o uniforme do cone com menor distor??o.

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Borda seca
Borda com estria para reproduzir as freq??ncias mais secas, sons mais secos.

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Borne Binding Post
Terminal utilizado nos equipamentos eletr?nicos e em sonofletores para interliga??o com outros m?dulos. Normalmente ? do tipo de rosquear, para ser usado com fios ou cabos dotados de garras ou simplesmente pontas de fios desencapadas.

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Box systems
Sistema de caixas indicado para ser utilizado somente em caixas e que n?o pode ser colocado no tamp?o.

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Bra?o de Toca-Discos Tonearm
Parte integrante dos reprodutores de discos de vinil onde est?o, entre outros, os ajustes de forca anti-resvalo, press?o da agulha e o suporte com a c?psula fonocaptora.

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Bra?o Equilibrado Dinamicamente Dynamically Balanced Arm
Tipo de bra?o de toca-discos anal?gicos cujas massas s?o equilibradas em seu piv? com uma for?a de rastreio aplicada por uma mola. Este tipo de bra?o n?o requer que o toca-discos esteja nivelado para um correto rastreio.

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Bra?o Equilibrado Estaticamente Statically Balanced Arm
Tipo de bra?o de toca-discos anal?gicos cujas massas s?o inicialmente equilibradas, para o posterior reequilibro, com um peso determinado, por meio de uma massa conc?ntrica ao bra?o.

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Bra?o Tangencial Radial Tonearm
Bra?o que trilha o disco de vinil tangencialmente, para que n?o haja erro de rastreio.

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Bridge
Tipo de liga??o que alguns amplificadores suportam. Consiste em combinar dois canais de um amplificador em apenas um que ? mais potente.

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Bridge Amplifier Amplificador de Ponte
Est?gio de pot?ncia com configura??o que utiliza dois circuitos id?nticos em contrafase para aumentar a pot?ncia dispon?vel com a mesma tens?o de alimenta??o D.C.

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Bridgeable
Alguns amplificadores possuem a capacidade de unir dois canais em um ?nico somando a pot?ncia dos canais.

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Bulk Eraser Desmagnetizador em Massa
Aparelho para apagar fitas magn?ticas de uma s? vez, sem a opera??o de desenrolamento.

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CA (AC)
Abrevia??o de Corrente Alternada. Tipo de corrente el?trica que muda de polaridade periodicamente. Termo gen?rico, geralmente usado para designar a alimenta??o el?trica utilizada nas resid?ncias, escrit?rios, etc.

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Cabe?a Head
Termo geral usado para as cabe?as de apagamento, grava??o e reprodu??o das unidades que utilizam fitas ou discos magn?ticos.