Autor Tópico: Quais as diferenças entre cada uma das versões do Windows 10  (Lida 3917 vezes)

Vgama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
:aqui:

Quais as diferenças entre cada uma das versões do Windows 10

Agora que o Windows 10 está a chegar é hora da Microsoft dar a conhecer todos os pormenores que faltavam e que vêm mostrar que esta é a melhor versão de Windows até agora lançada.
Depois de ontem se saber quem vão ser os primeiros a receber a versão final do Windows 10, é agora a hora de saber quais as diferenças entre cada uma das diferentes versões do Windows 10 para desktop.


A informação que até agora existia era muito reduzida e não permitia aos utilizadores saberem o que cada uma das versões iria trazer ou diferir face a outras.
Mas a Microsoft lançou agora uma página Web (Compare Windows 10 Editions) onde toda a informação está explicada , pelo menos para as 4 principais versões do Windows 10.
As versões Windows 10 Home, Pro, Enterprise e Education estão detalhadas em termos de funcionalidades e de diferenças.
Algo que parece estar diferente face a versões anteriores do Windows é o core do sistema operativo.
Qualquer uma destas versões têm as mesmas funcionalidades base e vão oferecer o Microsoft Edge, a Cortana, o Continuum, o Menu Iniciar, o Windows Defender, a Firewall Windows e muitas outras funcionalidades ditas essenciais.
As principais diferenças surgem no mundo empresarial onde as funções vão variar de forma grande, consoante a versão disponível.
No caso das funções fundamentais, associadas à gestão e às funcionalidades e segurança serão as versões Enterprise e Education a ter as maiores funcionalidades.
Tal como antes as versões vão acumulando funcionalidades à medida que se sobe na versão.
A versão Home apenas terá a possibilidade de encriptação ao passo que a versão Pro acumula 6 funcionalidades.


Na área de gestão e implementação a diferença é pouco.
Mais uma vez as versões Enterprise e Education são as que mais funcionalidade têm.
Há no entanto uma melhoria na versão Pro, que aqui tem bastantes funcionalidades, como a possibilidade de ser associada a uma AD Azure e o acesso à Business Store do Windows 10, que chegará mais tarde.


No campo da segurança são as versões Enterprise e Education as mais bem fornecidas, mas requerem hardware específico para poderem retirar tudo o que o Windows 10 disponibiliza.
As versões mais básicas conseguem acesso a funcionalidades mais simples, mas igualmente importantes.


Quando o assunto é o Windows as a service também nada muda.
O acesso ao Windows Update é transversal e a versão Business deste serviço está guardada para as versões Pro, Enterprise e Education.
Apenas o Windows 10 Enterprise vai ter acesso ao Long Term Servicing Brach.


São estas as grandes diferenças entre as diferentes versões do Windows 10.
Mantendo a sua política, as diversas versões acumulam diferentes funcionalidades, sendo dedicadas a públicos específicos e dando a possibilidade aos utilizadores de escolherem a versão que mais se adequa ao que precisam.
Se as versões Pro e Enterprise são talhadas para o mundo empresarial ou para os utilizadores mais exigentes, as versões Home e Education são mais ajustadas ao comum utilizador, se bem que esta última se equipara à versão Enterprise.
Como o Windows 10 será gratuito para quem tem já o Windows 7 ou o 8.1 instalado, esta escolha fica limitada a quem for comprar novas versões.
Os restantes vão ter de ficar com as versões que têm já a correr nos seus computadores.

Créditos: Pedro Simões