News:

Only Premium users can download files and can access Premium Servers.

Main Menu

MLL ZANUSSI DE6955

Started by JonyBigode, May 15, 2013, 10:11:31 PM

Previous topic - Next topic

JonyBigode

Boas pessoal,

Este é o meu 1º post, descobri este forum a pesquisar sobre a avaria que vou descrever, se alguém puder ajudar agradeço.

Ligo a maquina, escolho o programa, indica o tempo do mesmo, faz o despejo inicial e depois... nada fica parada com o tempo no visor.

Não mete água. Já testei a electroválvula e está OK, ou seja o módulo não está " enviar" 230 V para a electroválvula.

Alguém tem uma ideia do que possa ser ?

Sabem se esta máquina tem programa de teste ?

Agradeço a ajuda possivel, da minha parte irei tentar ajudar quem puder.

Obrigado
Jony


mixmix

Essa máquina leva presostato ou contador de água?
Mediu a resistência? há algumas máquinas que se a resistencia de aquecimento de água estiver aberta não mete água.
Teste ligar a máquina enquanto pressiona sem soltar a tecla de start durante 10 segundos, devia fazer um reset ao último programa que ficou na memória e pode permitir detectar outro sintoma.

JonyBigode

Obrigado pela ajuda,

Não testei a resistência, vou vêr.

Esta máquina tem pressostato.

Quanto ao botão start... esta não tem.

Cada programa é um botão, para fazer reset pressionamos 2 deles em simultâneo e anula o programa.
Essa parte funciona bem, consigo anular e seleccionar um programa novo, mas em todos faz o mesmo...
Despejo inicial e depois nada.

Amanhã vou vêr a resistência, mas pelo que já li em vários locais nesta máquina o não aquecer não afecta o desenrolar
do programa.

Obrigado pela dica na mesma.

Jony

mixmix

não posso garantir que seja esse modelo pois não me recordo, mas já tive que reparar uma mll zanussi com presostato que tinha um fio em série com a resistência e ao estar a resistência aberta não metia água. Não sei se é o caso mas não custa tentar.
Se não for isso, veja se o presostato actua com normalidade e o switch de desbordamento que se estiver activo apenas esgota e não mete água.
Caso esteja tudo bem e a máquina levar um módulo electrónico deve verificar se o que activa a electrovalvula é um triac ou um relé e ver se está bem.
Essa máquina leva a valvula na ponta do tubo ou encaixada na máquina?

JonyBigode

Boas,

testei a resistência e está Ok, Térmico de Seg. OK

Pressostatos (2) Ok

A electroválvula é de segurança enroscada na torneira ( está ok )

Abri o módulo electrónico e... terminal do relé que comanda a resistência derretido.

Refiz a ligação a estanho e voltei a montar.

Liguei a maquina e novamente escolhi o programa, faz o despejo inicial e depois passados cerca de 3 ou 4 minutos volta a fazer um despejo e ...

voilá começa o programa

Inicia o aquecimento e passados 10 minutos +-... puff apaga-se na totalidade ( só fica o piloto do interruptor geral aceso ), fica com água dentro e não responde a nada nos comandos nem sequer faz reset.

Desligo o geral espero 1 minuto volto a ligar e podemos iniciar novamente um programa, mas volta ao mesmo... passados 10 minutos +- volta a apagar-se e pára.

Mais alguma ideia do que possa agora sêr?... isto promete mas estamos progredir.. não funcionava nada agora já trabalha 10 minutos :hehehe:

mixmix

A progressão é algo relativa mas é alguma coisa...
Esse relé possivelmente não deve estar a funcionar bem e ao falhar coloca a máquina em protecção.
O facto de estar derretido é estranho e suspeitoso. Se tiver oportunidade mude o relé.
O problema tem que estar ou na resistência ou no módulo electrónico.

three c.

boas

verificar placa electrónica, já tive caso idêntico que era uma de soldadura na placa danificada
voltou-se a soldar e Ok


JonyBigode

Obrigado pelas dicas

de facto como já tinha dito um dos terminais do relé estava dessoldado da placa
refiz a pista e reforcei toda a soldadura no local, mas se calhar o relé poderá ter algum problema.
Como não é caro vou arranjar 1 igual para substituir.

Quanto á resistência estive a medir e tem cerca de 29 ohm, o que penso seja o normal.

E de facto quando ela arranca começa a aquecer bem.

Vou começar pelo relé que é o mais economico....

Obrigado a todos

antonio borges

Amigo, em maquinas que usa  chave de toque , e aconselhável  que se troque todas elas.
Umas delas oxidadas , afeta a matriz do micro , e o micro faz operações indesejadas chegando ate a travar toda a operação da maquina.

JonyBigode

Quote from: antonio borges on May 18, 2013, 12:07:16 AM
Amigo, em maquinas que usa  chave de toque , e aconselhável  que se troque todas elas.
Umas delas oxidadas , afeta a matriz do micro , e o micro faz operações indesejadas chegando ate a travar toda a operação da maquina.

Boas amigo,

o que é "chave de toque" ? nunca ouvi falar nesse termo.

bom... continuação da novela  :seca:

onteontem deixei-a ligada e ontem de manhã quando cheguei ao pé dela tinha o led de programa terminado aceso e pensei ..." olha acabou programa ... será?"

voltei a ligar escolhi novo programa e pimba faz despejo inicial e depois já não esperaou aqueles minutos, e iniciou logo o programa.

Fez o programa todo até ao fim sem se queixar, fiquei muito satisfeito e como ontem estava em casa fui fazendo programas de teste durante o dia.
Fez mais ou menos 6 programas completos sem erro quando vou a ligar a ultima vez escolho o programa e começa a deitar fumo no módulo, desliguei, desmontei o módulo mas não vi nada danificado, no entanto refiz mais algumas soldaduras voltei a montar e ...

nada, népias, tá morta completamente, só acende a luz do interruptor geral. Acho que o módulo entregou a alma ao criador, não sei se valerá a pena encomendar um novo.

Obrigado a todos pelas dicas.

Se alguém precisar de esquemas BSH é só pedir.

mixmix

Se deitou fumo deve ter sido alguma resistência que ardeu e está aberta, devendo ser esse o problema de não dar nada.
faça uma inspecção ao módulo e veja se não tem nenhuma resistência carbonizada, pode ser uma SMD.
A "chave de toque" que fala o amigo Antonio borges são os pulsadores, os botões de pulsar presentes na placa electrónica.
É muito estranho ter trabalhado tanto e falhar assim, deve-se ter cansado... :jajaja:


Leinad

Boa noite.
Olhe isso de certeza que é o modulo que esta avariado eu ja trabalhei com essa marca e é muito frequente isso acontecer a esses modulos,também tentei solucionar soldando novamente mas isso nunca dura e um das que tentei soldar até quase que incendiava o modulo,eu nao o aconselho a deixar a maquina a trabalhar sozinha depois de ter soldado o contacto do relé e posso adiantar-lhe que esses modulos andam entre os 120euros e os 170 euros dependendo do modelo,mas substituindo o modulo ela fica a trabalhar correctamente.
Boa sorte.

xaral77

olá a todos tive um caso com uma mll zanussi que ao dar inicio ao programa fazia exactamente o mesmo.....para meu espanto no momento em que ela deveria fazer a chamada à electroválvula.....nada não metia agua para dar inicio ao ciclo de lavagem. Não chegando 220/230v à electroválvula desconfiei do modulo. Por mais esquesito que pareça....pelo menos para mim no mesmo momento que ela deveria fazer a chamada à electroválvula, com inicio dado ao programa desliguei um terminal da mesma e voltei a ligar e ela faz um ciclo completo.
Se quiseres iniciar outro fazes exactamente o mesmo: selecionas o programa......fazes start.....ela liga durante uns segundos a bomba de esgoto....e depois se simplesmente desligares uma das linhas de alimentação da electroválvula e voltares a ligar ele faz-te novamente um ciclo completo. Continuo a desconfiar do módulo, mas se algum colega tiver uma opinião diferente.....cá estou.....