Autor Tópico: Fransat pelo satelite Eutelsat 5 teve uma avaria e deixou de ter o mesmo alcance  (Lida 2341 vezes)

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86372
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Os canais franceses emitidos pela Fransat usando o satelite Eutelsat 5W, tambem conhecido como Altantic Bird, teve uma avaria num dos seus paineis solares e deixou de trabalhar na mesma potência, o que afectou a transmissão, passando a ter um alcance muito mais reduzido.

A avaria ocorreu entro o dia 20 e 21 de Janeiro e deixou sem sinal muitas pessoas que captavam os canais franceses via satélite Eutelsat.
Segundo as informações dadas de momento não haverá resolução do problema, o que obrigará a quem tiver interesse em captar o sinal Fransat via Eutelsat, instalar uma antena com o minimo de 150cm de diâmetro, segundo os especialistas, em Portugal só se pode ter sinal estável com antenas parabólicas com diâmetro superior, sendo que o recomendado é mesmo a utilização de uma parabólica com 180cm de diâmetro.

Isto tornou-se um problema grande, porque nem todas as pessoas podem ter parabólicas desse tamanho e requer um investimento considerável, para manter a captação dos canais Fransat pelo satélite Eutelsat.

Em alternativa é possivel captar os canais franceses da TNT pelo satelite ASTRA1 (19ºE) sendo no entanto necessaria a aquisição de equipamento descodificador com cartão TNTSAT.
Outra questão importante em relação a esta alternativa e que os cartões tem uma validade de 4 anos, sendo necessaria a sua substituição após essa data.

Estive hoje a fazer medição de sinal com uma parabólica de 120cm e não foi possível captar a maioria das frequências com um CN acima de 8, sendo que o recomendado para que não ocorram falhas o sinal tenha um C/N superior a 12.

Muitas pessoas optaram pela captação dos canais franceses pelo satelite Eutelsat com equipamentos da Fransat porque estes em teoria não teriam validade limitada, ao contrario da plataforma TNTsat pelo Astra1 que tem uma validade de 4 anos. Na realidade já houve polémica porque alguns cartões da FRANSAT (que supostamente não tinham validade limitada) deixaram de funcionar e tiveram que ser substituídos pelos clientes com cargos para os mesmos.
Também em ambas plataformas fizeram funcionar o negócio de venda de equipamentos quando em 2018 obrigaram todas as pessoas que quisessem continuar a captar os canais franceses adquirir novos equipamentos compativeis com HD.

A qualidade melhorou significativamente e as pessoas acabaram por considerar positivo apesar do investimento.

Porém o problema maior foi mesmo este agora, visto que o satelite Eutelsat 5W deixou de transmitir os canais franceses da FRANSAT com a mesma intensidade, apenas alguns países conseguem agora captar o sinal sem alterar a instalação.

Acho que e mais uma estrategia para um novo negocio.