Autor Tópico: Televisor LCD ou LED sem imagem, como diagnosticar a avaria  (Lida 2429 vezes)

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86372
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Televisor LCD ou LED sem imagem, como diagnosticar a avaria
« em: Outubro 28, 2019, 07:50:59 am »
Algumas dicas para iniciantes, quando tem uma tv lcd ou led sem imagem e não sabem como resolver a avaria nem por onde começar, estas dicas podem ajudar:
Se a tv não dá imagem, mas tem luz de fundo (pode ter a tela iluminada mas não mostrar qualquer imagem), deve verificar se a placa T-con tem a tensão de alimentação. Se tiver presente a voltagem de alimentação da placa, o mais provável é que a avaria esteja na T-con ou no painel.
Caso a não tenha presente na T-con a tensão de alimentação, deve verificar a placa principal que geralmente é de onde provém a alimentação da T-con.
Convém sempre verificar esta tensão quando temos backlight mas não temos imagem. No caso de ter a tensão a chegar à t-con é importante verificar se na t-con tem algum fusível na linha de alimentação que possa estar aberto e impedir a passagem da alimentação para a placa.
Importa lembrar que existem situações em que a falta de imagem se deve à falta de retroilumunação, portanto torna-se crucial que quando temos para reparar uma tv lcd ou led sem imagem, verifiquemos se tem as lâmpadas ou leds acesos para nos focarmos na t-con, na mainboard e no painel, descartando a fonte de alimentação e inverter.
Importa lembrar que em alguns casos pontuais podemos ter a voltagem de alimentação da T-con e ser uma avaria na placa principal, ou em alguns casos ser uma avaria de software, que cada dia são mais comuns.
Acompanhe as dicas de reparação que temos aqui no tecnicenter para ajudar a resolver as avarias com maior eficácia.

 :sorte: