Tecnicenter

DIVERSOS => Eletrónica Geral => Aprender electricidade => Tópico iniciado por: Macario77 em Abril 17, 2009, 10:34:10 pm

Título: Colocar iluminação e tomadas no exterior
Enviado por: Macario77 em Abril 17, 2009, 10:34:10 pm
Como instalar lâmpadas de parede e tomadas no exterior
Certifique-se de que a lâmpada de parede ou a tomada que vai instalar são adequadas para exteriores. Um suporte eléctrico deve ser resistente às condições climatéricas; se se tratar de uma tomada, esta deve ser à prova de água ou protegida por uma tampa bem ajustada e presa por uma cadeia.

Como montar a instalação
Comece por desligar o interruptor geral e retirar o fusível do circuito em que vai trabalhar. Se o circuito de iluminação está montado em sistema de circuito fechado com quatro terminais, torna-se necessário transferir as ligações da roseta mais con-veniente para uma CAIXA DE DERIVAÇÃO montada junto do tecto e levar os cabos desta caixa para a nova lâmpada e seu interruptor. Se usar a caixa de instalação já existente, utilize um interruptor novo de dois botões por cima dela. Com o interruptor geral desligado ngue dois cabos de 1 mm? à caixa de derivação mais próxima. Leve um cabo ate à nova lâmpada exterior e o outro ao sítio do interruptor iá existente. Se o circuito de iluminação está instalado com sistema de caixa de derivação, ligue os novos cabos à caixa mais conveniente. Decida e marque a posição exacta do ponto de luz exterior. Marque depois a posição correspondente no lado de dentro da parede. Decida o percurso por onde vai fazer passar o cabo de iluminação e o cabo do interruptor até ao interior da casa. Leve-os, da caixa de derivação nova ou já existente, até a marca interior correspondente ao ponto de luz no exterior. Continue até ao sítio do interruptor. Se vai aproveitar o sítio de um interruptor existente, já haverá um cabo que vai até esse ponto; tenha cuidado para não o estragar. Se o percurso dos cabos dentro de casa é estucado, abra um sulco suficientemente profundo para conter os cabos e uma camada de estuque de pelo menos 3 mm de espessura. Voltando à marca inicial para a instalação da luz, abra um furo na parede do interior para o exterior. Se se tratar de uma parede dupla, fure as duas placas. Use uma broca com a ponta ligeiramente maior do que o diâ¬metro do cabo eléctrico e com compri¬mento adequado à espessura da parede. Se não existir interruptor no lugar marcado para ele, instale uma caixa de montagem. Passe dois cabos de 1 mm ao longo do percurso estabelecido, introduzindo o cabo eléctrico pelo furo aberto na parede e levando o cabo do interruptor para a respectiva caixa de instalação. Conserte os estragos; se aplicou betume, deixe-o secar antes de fazer as ligações. Prepare as extremidades dos cabos para fazer as ligações. Instale um interruptor novo. Se tiver de substituir um interruptor já existente por um de dois botões, ligue os cabos, como se mostra na figura. Ligue os dois cabos ao circuito de iluminação. No exterior, segure o suporte da lâmpada contra a parede e marque os pontos de furacão. Abra os furos e meta buchas. Ligue o cabo aos terminais do casquilho, como se indica na figura. Se o suporte já estiver equipado com um lio flexível, use uma caixa de junção para o ligar ao cabo novo. Verifique atentamente as ligações dos condutores. O suporte da luz pode ser uma protecção de borracha para impedir a entrada de água depois de aparafusado â parede: caso contrário, cubra a borda do suporte com um vedante à prova de água. Aparafuse o suporte, coloque uma lâmpada, ponha a cobertura e volte a ligar a corrente.

Como instalar uma tomada fora de casa
O cabo é conduzido de uma tomada convenientemente localizada e passa por um buraco da parede. Certifique-se de que o buraco é inclinado, descendo para o exterior, e está situado acima da junta impermeabilizadora se se tratar de uma parede dupla. A tomada, à prova de água e apropriada para exteriores, deve ficar protegida com uma protecção de borracha ou com vedante à prova de água e ainda com um disjuntor.