Autor Tópico: O QUE É UM CURTO-CIRCUITO ?  (Lida 4333 vezes)

Macario77

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Pontos: +3/-2
    • Ver Perfil
O QUE É UM CURTO-CIRCUITO ?
« em: Abril 05, 2009, 10:35:54 am »
O QUE É UM CURTO-CIRCUITO ?

Este termo é normalmente associado à causa de incêndios.
 
Mas afinal o que é um curto-circuito ? É uma situação anómala que surge num circuito eléctrico, por alguma razão.
 
Em condições normais, um circuito eléctrico possui uma fonte de alimentação (pilha, rede eléctrica, etc.) que alimenta uma carga (lâmpada, aquecedor, etc.).
A fonte de alimentação possui uma determinada tensão eléctrica (1,5 Volt nas pilhas, 110 ou 220 Volt na rede, dependendo do País, etc.).
 
 Ao aplicar esta tensão a um receptor (lâmpada, por exemplo), flui uma corrente eléctrica entre o gerador e o receptor. Mas que valor de corrente ? Isso depende da resistência que o receptor opuser à corrente. Quanto menos resistência o receptor oferecer à corrente, maior é o seu valor.
 
 Se em vez dum receptor, puser em contacto os fios que saem do gerador, praticamente não há resistência à corrente e ela toma valores extremamente elevados. Tão elevados quanto o gerador for capaz de fornecer e os condutores e aparelhos que se encontrem no caminho da corrente forem capazes de suportar. Uma corrente muito alta produz muito calor e daí o risco de incêndio.
 
Uma maneira simples de proteger uma instalação eléctrica dum curto-circuito é colocar no caminho da corrente um fio fino (fusível) calibrado para fundir para um determinado valor da corrente. Quando a corrente se torna repentinamente muito elevada, o fio funde antes do resto da instalação (por ser mais fino) e interrompe a passagem da corrente.

 :dormir: