Autor Tópico: Tudo sobre o engenho MP3  (Lida 4153 vezes)

JUIZO

  • Visitante
Tudo sobre o engenho MP3
« em: Março 24, 2009, 06:48:36 pm »
O que é MP3?

É um áudio digital que foi inicialmente projetado para uso em computadores como o do tipo WAV. Em 1987, a universidade alemã Fraunhofer se juntou ao cientista Dieter Seitzer, da universidade Erlangen, para trabalhar num projeto de distribuição de áudio com compressão digital. O nome do projeto era EUREKA. O resultado foi um software codificador/decodificador (codec) capaz de comprimir músicas até onze vezes, sem perdas consideráveis de qualidade, que posteriormente foi batizado de MPEG-1 Audio Layer 3 ou MP3. MPEG é a sigla de Motion Picture Experts Group, a entidade certificadora. A especificação MPEG inclui movies e os formatos de transmissão de TV por satélite e do DVD. Hoje o MP3 está presente em diversos tipos de equipamentos eletrônicos, oferecendo a mesma qualidade de um CD musical. Uma música de dois minutos e meio, digitalizada ou copiada de um CD sem compressão (arquivo .WAV), fica com 25,7 MB. É um arquivo ridículo de grande! Mas, comprimida a 128 kbps pelo MP3, a mesma música ocupa singelos 2,33 MB. A compressão diminui o tamanho do arquivo de som para um nível manuseável. Se optarmos por um arquivo ainda menor, teremos uma pequena perda de qualidade facilitando ainda mais o transporte via internet.


Quem inventou o MP3?

O MP3 foi criado pela Moving Picture Expert Group, mais conhecido como MPEG. Este é um grupo de experts que produzem normas técnicas para compressão de áudio e vídeo digitais. Os padrões inventados pelo grupo MPEG não são usados apenas na informática, mas em sistemas eletrônicos em geral. O áudio do DVD, por exemplo, utiliza técnologia MP2 - que é semelhante ao MP3, mas precisa de um hardware adicional para seu funcionamento. O grupo MPEG também inventou os populares formatos JPG (fotografia digital compactada) e MPG (vídeo digital compactado).


Qual é a qualidade do MP3?

Os arquivos MP3 são uma combinação sem igual de métodos avançados de compressão de arquivos WAV, preservando suas características originais. O Layer mais comum é o III, desenvolvido por Fraunhofer Gesellschaft. O princípio de funcionamento básico do MP3 é buscar num sinal de áudio normal, como um arquivo WAV, todos os sinais redundantes e irrelevantes que não sensibilizam nosso ouvido. Isto é relativo. Os audiofilos de plantão devem estar loucos com esses cortes e devem ser extremamente contra esses princípios. Se você tem um equipamento profissional de áudio, de dezenas de milhares de dólares, com resposta em grandes faixas de freqüência (graves e agudos) o MP3 não deve ser a sétima maravilha, mas se você é como 99% da população, que tem bons e comuns aparelhos de som em casa você dificilmente notará diferença entre um CD e um MP3 bem codificado.


Como é o funcionamento do MP3?

O algorítmo de compactação do MP3 corta freqüências muito altas, acima dos 20Khz, que não são audíveis pelo ouvido humano. Só aí já são muitos bytes economizados. Alguns especialistas dizem que apesar de nosso ouvido não captar sons tão agudos, nós podemos senti-los. Questão de ouvido para ouvido. O sistema usado no caso do MP3 é o "perceptual noise shaping" que faz o seguinte: um banco de filtros pega pequenas amostras do sinal e através do algorítmo de compactação do MP3 gera um novo sinal diferente deste, menor, mas que soa aos nossos ouvidos como o primeiro. Em qualquer música, se duas freqüências muito próxima foram "tocadas" ao mesmo tempo nossos ouvidos somente ouvirão a mais forte, ou seja, o MP3 simplesmente diminui o número de bits desse sinal mais fraco e mantém os bits do sinal mais forte, diminuindo assim o tamanho final do arquivo na proporção 12:1 (qualidade semelhante ao CD).

É ilegal MP3?

Isto dependerá do uso que se fará dele, pois o formato MP3 é totalmente legal. O que torna o MP3 ilegal é se você utilizar dele para copiar música ou álbum sem a autorização das bandas, gravadoras ou do artista, porque isto consiste na violação dos direitos autorais, sendo as leis de direitos autorais (copyright) aplicáveis ao MP3; e quase todas as músicas que você gosta são protegidas pelos direitos autorais. Isto significa que receber um MP3 via internet sem pagar por isso, é a mesma coisa que pegar um CD de um amigo e copiá-lo em fita K7. Agora se você comprou o CD e gravou-o em MP3 para uso próprio, você já pagou os direitos autorais então não há problema.



 :xau:

Xeontec

  • Administrador PT
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 86969
  • Pontos: +24/-9
    • Ver Perfil
    • Tecnicenter fórum
Re: Tudo sobre o engenho MP3
« Responder #1 em: Março 25, 2009, 04:16:03 pm »
A base do MP3 muito bem explicada :ok:

Conto com mais matéria dessa...

cumps

Bruno.costa

  • Visitante
Re: Tudo sobre o engenho MP3
« Responder #2 em: Abril 05, 2009, 12:06:44 pm »
que interessante  :muitobom:

Lyle

  • Jr. Member
  • **
  • L
  • Mensagens: 5
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Tudo sobre o engenho MP3
« Responder #3 em: Abril 09, 2009, 12:49:56 am »
 :muitobom:
ta muito porreiro
parabens JUIZO