Autor Tópico: Tudo sobre o fomato DivX.  (Lida 4170 vezes)

JUIZO

  • Visitante
Tudo sobre o fomato DivX.
« em: Março 24, 2009, 06:52:32 pm »
O que é DivX?

DivX... O que será esse negócio? Não se preocupe... Eu responderei com apenas algumas palavras. DivX nada mais é do que o MP3 do vídeo. Ainda não entendeu? Vamos lá... Você conhece aqueles CDs de DVD? Então deve saber que eles são enormes! São gigabytes e mais gigabytes de filmes. Então o DivX foi um "compactador" para fazer com que aqueles filmes enormes ficassem do tamanho de um CD normal. Com sua popularização acabou se tornado febre mundial entre hackers que conseguiam de alguma forma filmes que você ainda nem viu no cinema aqui e os colocavam na Internet. Não é legal? Nem tanto para nós brasileiros... Simplesmente porque os vídeos são totalmente em inglês, o que dificulta bastante para muitos. Hoje já existem formas de se colocar legendas nos filmes, mas isso já é outra história. DivX está baseado no formato de compressão MPEG-4, que é um padrão novo de compressão de vídeo de alta qualidade. Um arquivo DivX é normalmente só uma fração (ao redor 15%) do tamanho de um DVD comum, até mesmo as resoluções de 640x480, sendo assim, o melhor formato de vídeo até hoje já inventado. Eles só levam a metade do tempo para codificar, e ainda ao mesmo tempo é menor em tamanho que MPEG-1 - devido à tecnologia de compressão incrível. Alguns chamam MPEG-4 (DivX) de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir filmes com qualidade de DVD e som de CD, tudo isto digitalmente. Mas, devido ao grande tamanho de um filme em DVD (aproximadamente de 5 à 8 Gbytes), o DivX de um filme fica em torno de uns 650Mb, cabendo em um CD de dados de computador. Você pode pensar que ainda é muito grande para fazer download através de uma linha telefônica, mas para quem tem acesso a cabo e/ou "Speed" não é. Quero dizer que em breve você estará "tocando" filme com qualidade de DVD em seu computador, possuindo apenas um leitor de CD-ROM como o que você já tem. Mas quem só tem acesso à internet por linha telefônica não vai ficar de fora, você pode assistir os clipes dos seus cantores preferidos. Se você já se contentava apenas com o áudio do MP3, agora vai poder assistir a tudo. A propagação da nova tecnologia de compressão de vídeo DivX, que começa agora a dar os primeiros passos tem como principal entrave o fato de haver ainda poucos títulos disponíveis em DivX, mas como é obvio, esse é um problema que deixará de existir com o passar do tempo, visto que, os títulos disponíveis irão certamente aumentar.

Requisitos mínimos para rodar filmes em DivX:

-> Processador 350mhz;
-> 64 mb de RAM;
-> CD-ROM;
-> Placa de vídeo com 8 mb;

As vantagens do DivX:

Não precisa de um DVD player;
Dá para assistir os filmes no Media Player que já vem no seu computador;
Custo 0 (zero), se tiver um HD grande não precisa ter um gravador de cd;
Você consegue filmes antes de saírem nas locadoras aqui do Brasil;
Qualidade excelente e tamanho reduzido se comparado com outros formatos de compactação de vídeo;
Não precisa ter um super computador para ver os filmes;
Dá pra compactar qualquer tipo de vídeo, reduzindo muito o tamanho original.

Desantagens do DivX:

O grande problema dos filmes em DivX são as legendas. Se você sabe tudo de inglês esse não será um problema. Não é tão difícil de se extrair a legenda de um DVD, o problema é que quem converte os filmes não são brasileiros, portanto não tem interesse em legendas em português.
Tem que ver os filmes no monitor. Pra mim é a maior desvantagem, mas é facilmente resolvido com uma placa com saída para TV.

É difícil achar filmes?

Com todas essas vantagens os grandes estúdios já estão tomando providencias para que o DivX não vire uma febre como foi com o MP3. Eles estão em cima principalmente de quem vende, o que acho errado, pois o DivX serve para divertir, para colecionar, sem precisar pagar mais de 500 reais em um aparelho de DVD e 35 reais por filme, isso é fora da realidade, principalmente para o povo brasileiro.

Quem inventou o DivX?

Como tudo começou:

Cada disco de DVD possui um sistema de criptografia a fim de evitar a cópia do conteúdo e, conseqüentemente, a pirataria desenfreada. Até aí tudo bem. O problema é que os usuários com um DVD-ROM no computador só podiam assistir os filmes com o sistema operacional Windows - os amantes do Linux ficaram a ver navios.

 
A fim de ver seus filmes em Linux, um hacker norueguês criou um programa cuja finalidade é quebrar o chamado CSS - content scrambling system - justamente o recurso que impede a cópia ilegal do DVD. Chamou o programa de DeCSS e publicou seu código fonte na Internet, originalmente na revista hacker 2600.com, que hoje está com problemas na Justiça americana e já foi forçada a retirar o DeCSS do ar. 
 Tarde demais. O código do DeCSS se espalhara, assim como o programa em si. Milhares de curiosos e antenados copiaram DVD's para o próprio disco rígido. Um filme em DVD, com todos detalhes possíveis e imagináveis, ocupa pouco menos de 5GB em duas horas de duração. Quando os discos rígidos já chegam a 80GB (o novo disco rígido IDE da Maxtor, por exemplo), até que 5GB podem ser considerados pouco. 
Com o DeCSS, foi possível "dividir" o conteúdo do DVD em blocos e copiá-los para um CD convencional. Seriam necessários pelo menos 8 CD's. Se cada CD custa dois reais, já pensou na economia? Agora pense mais alto: o que seria poder copiar todo um filme em apenas um CD convencional de 650MB? É exatamente o que está acontecendo; criou-se a nova febre da Internet que está deixando as produtoras de Hollywood muito preeocupadas com a pirataria.

Entra em cena o "DivX :-)"


Dizer que é possível copiar todo o conteúdo de um filme em DVD, com seus quase 5GB de informação, para um CD convencional de 650MB, pode até parecer piada. Mas não é. Os filmes já estão soltos pela Internet, para quem quiser procurar no underground da rede. Não satisfeitos com o DeCSS, os hackers conseguiram criar um super sistema de compressão, cujo nome de batismo foi "DivX :-)". Sim, com a carinha sorridente e tudo.

 
 O DivX foi criado a partir da mais recente tecnologia em compressão de dados para vídeo - a terceira revisão do formato MPEG4, propriedade da Microsoft, e o MP3, consagrado método de compressão para áudio. Existem rumores, mas o fato é que ninguém sabe ao certo como o código saiu dos cofres da empresa de Bill Gates e foi parar nas mãos dos hackers. Um vídeo em formato DivX nada mais é do que um vídeo em AVI, formato também propriedade da Microsoft, só que feito à base de um algoritmo de compressão incrivelmente superior.
Com o DeCSS, retira-se o conteúdo do filme em DVD para o disco rígido e, em seguida, é feita a conversão para DivX, que resulta em um arquivo AVI que dificilmente ocupa mais de 650MB. Esse arquivo, contendo o filme, pode ser visto em qualquer computador com o Windows Media Player e com o codec do DivX instalado, que ocupa menos de um disquete.
Codec é o conjunto de instruções que farão o Windows Media Player reconhecer o formato AVI comprimido. Em poucos minutos de download, você instala o DivX no computador e está preparado para ver filmes de DVD convertidos em DivX. Para baixar uma versão mais atual do "Codec", visite a página oficial do DivX.

 
Na mesma página, você poderá conferir a qualidade e a possibilidade de ter dezenas de trailers de filmes, como "The Matrix" e "Dinossauro". O download é demorado, mas vale a pena. O trailer de "The Matrix" em tela cheia ocupa 18MB. O trailer de "South Park", com menor resolução, mas com a mesma qualidade, ocupa 7.4MB.
Por falar em qualidade, não espere ver na tela do computador a mesma reprodução que você teria na sua TV em conjunto com seu aparelho de DVD.   

Entretanto, o DivX ainda é algo experimental, em constante evolução, e mesmo agora sua qualidade é invejável, com pouco a desejar.
 
 :xau:

Lyle

  • Jr. Member
  • **
  • L
  • Mensagens: 5
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Tudo sobre o fomato DivX.
« Responder #1 em: Abril 09, 2009, 12:53:03 am »
Muito bom

Concordo contigo nisto:
"Entretanto, o DivX ainda é algo experimental, em constante evolução, e mesmo agora sua qualidade é invejável, com pouco a desejar.
 "

LoL
CumpZ^^
Lyle