Tecnicenter

AVARIAS RESOLVIDAS => Avarias resolvidas Tablets, Notebook, Computadores e Hardware => Tópico iniciado por: Macario77 em Abril 09, 2009, 12:51:04 pm

Título: Algumas dicas simples para detecção de avarias em computadores Portateis...
Enviado por: Macario77 em Abril 09, 2009, 12:51:04 pm
Algumas dicas para os colegas menos experientes fazerem a detecção da zona onde está a avaria.

(http://www.computadores-portateis.com/images/ecran/154xga.jpg)

Avarias relacionadas com o ecrã do computador portátil:

- Imagem com linhas? 
Pode ser determinada pela avaria da placa gráfica ou avaria do ecrã. Se ou problema for do ecrã é necessária a substituição do mesmo.

- Imagem com a cor distorcida?
Pode ser determinada pela avaria do ecrã ou mau contacto no cabo que liga o ecrã ao motherboard. No primeiro caso é necessária a substituição do ecrã, no segundo basta uma limpeza dos contactos ou, se o cabo for avariado, a substituição do mesmo.

- Imagem muito escura? 
Duas possíveis causas: lâmpada do ecrã fundida ou inverter avariado. O inverter é um módulo separado do ecrã que assegura alta voltagem necessária ao funcionamento da lâmpada. A reparação implica a substituição do ecrã ou do inverter, em função de avaria.

- Ecrã partido?
A única solução é a substituição do ecrã.


Título: Manutenção baterias ...
Enviado por: Macario77 em Abril 09, 2009, 12:56:06 pm
Manutenção baterias

Ciclo de vida da bateria.
Ciclo de vida da bateria é a quantidade total de ciclos de descarga-carga que uma bateria rende antes de não mais poder reter quantidade útil de carga. Basicamente, temperaturas mais altas e taxas maiores de descarga de energia reduzem a vida útil da bateria. A temperatura operacional da bateria depende da temperatura atmosférica, bem como do calor gerado pelo próprio notebook e o ambiente imediato, como uma estação de acoplamento. A taxa de descarga de energia (drenagem) depende do tipo dos aplicativos executados no notebook e das configurações de gerenciamento de energia. O ciclo de uma bateria de lítio recarregável é a soma cumulativa de descarga aproximadamente igual à capacidade total de carga. Por exemplo, 10 ocorrências de descarga de 10% ou 2 ocorrências de descarga de 50% representam um ciclo.

NOTA: Sob ritmos de descarga normais, as baterias de lítio têm expectativa de vida entre 300 e 500 ciclos. Com uso moderado, espera-se que as baterias de lítio forneçam aproximadamente 80% de sua capacidade nominal após 300 ciclos ou aproximadamente um ano de uso. Essa estimativa abrange usuários comuns, que fazem o ciclo completo da bateria a cada dia de trabalho, executando aplicativos com consumo de energia de baixo a médio (processamento de texto, e-mail e planilhas) nos modos com ou sem fio.

Capacidade da bateria.
A capacidade da bateria é expressa em ampére-hora (Ah). A energia da bateria, expressa em watt-hora (Wh), é o produto da capacidade da bateria (Ah) e da tensão da bateria (V). O alcance de tensão operacional de uma bateria de lítio permanece relativamente constante durante sua vida útil; entretanto, sua capacidade começa a diminuir de maneira praticamente linear assim que ela começa a ser usada. As baterias novas são classificadas por sua capacidade nominal. Com o tempo, a capacidade real da bateria diminui devido a ineficiências eletroquímicas nas células. Essa perda de capacidade (envelhecimento) é irreversível; ela não pode ser restaurada por meio de ciclagem. Gradualmente, menos material ativo está disponível nas células para armazenar carga eletroquímica. Como conseqüência, o usuário observa redução no tempo de utilização do computador. A um nivel de carga de 100% nume temperatura ambiental de 25ºC, uma bateria Li-Ion, durante um ano perde ireversivel 20% da sua capacidade, mesmo não sendo utilizada. Se a temperatura for de 0ºC a perda e de 6% e se for 40ºC a perda e de 35%. A um nivel de carga de 40% em mesmas condiçoes de temperatura as perdes são 2%, 4% e 15% para 0ºC, 25ºC e respetivamente 40ºC.


Smart battery e calibração.
A tecnologia HP Smart Battery se baseia no Smart Battery System (sistema de bateria inteligente, SBS), que foi estabelecido pelos principais fabricantes de baterias em 1995 para promover um padrão da indústria para a tecnologia das baterias recarregáveis. O SBS apresenta uma bateria inteligente ("Smart Battery") que mantém e informa seu próprio status, fornecendo aos usuários informações precisas, quer usem baterias diferentes no mesmo notebook ou a mesma bateria em notebooks diferentes.

    Descargas e recargas curtas repetidas causam imprecisão crescente entre o estado de carga da bateria e as informações do medidor de energia. Periodicamente, a bateria precisa ser calibrada para "reaprender" sua capacidade utilizável e poder sincronizar seu status de carga com o Medidor de energia. O procedimento de calibração maximiza o tempo de funcionamento do notebook dando ao usuário uma estimativa precisa da carga restante da bateria. A calibração também impede a perda de dados que pode ocorrer durante o processo de Hibernação se a energia suficiente não estiver disponível para a conclusão das operações críticas ao salvar em disco rígido.

    As baterias inteligentes calibram sua capacidade total de carga todas as vezes em que passam por um ciclo completo de descarga-carga, quer sejam recarregadas no notebook ou em um carregador/condicionador independente. A calibração no notebook é menos conveniente porque pode demorar até quatro horas; entretanto, pode apresentar resultados mais relevantes que em um carregador independente.

    Os resultados da calibração no notebook são mais relevantes porque a bateria reaprende sua capacidade total de carga enquanto passa por uma carga de energia realista. Em um carregador independente, a bateria é descarregada usando uma carga fixa. Se a carga fixa for menor que aquela geralmente obtida pelo notebook, a capacidade exibida da bateria pode ser superior à real. Em outras palavras, a bateria recém-calibrada pode não fornecer a durabilidade prevista pelo Medidor de energia se ela for submetida a carga superior à usada para calibrá-la.
    A exatidão das Baterias inteligentes permite a calibração precisa quando a bateria está descarregada até aproximadamente 5% de sua capacidade restante. Como conseqüência, o usuário pode definir o alarme da bateria em 5% da capacidade restante para que a Bateria inteligente calibre sua capacidade durante o uso normal.
    O usuário simplesmente deve descarregar periodicamente a bateria até que o alarme da capacidade de 5% seja emitido. A necessidade de execução desse procedimento variará conforme o uso individual. Em geral, uma bateria de lítio deve ser calibrada no mínimo a cada três meses. Uma bateria raramente descarregada totalmente deve ser calibrada aproximadamente uma vez por mês.


Maximizar a capacidade e durabilidade da bateria
Os cuidados adicionais da bateria são:

- Não deixe baterias expostas a altas temperaturas por períodos prolongados. A exposição prolongada ao calor (por exemplo, dentro de um carro quente) acelerará a deterioração das células de lítio.

- Retire a bateria se o notebook ficar guardado (desligado e não conectado à alimentação AC) por mais de duas semanas.

- Retire a bateria do notebook se ele ficar conectado à alimentação AC continuamente (por meio de adaptador de tomada ou estação de acoplamento) por mais de duas semanas.

- Use o tipo de bateria com a maior capacidade (Ah) se o notebook tiver de executar aplicativos avançados.

- Periodicamente calibrar a bateria de acordo com o modelo de utilização. Sob utilização normal, as baterias devem ser calibradas um mínimo de a cada três meses; entretanto, uma bateria raramente descarregada por completo deve ser calibrada aproximadamente uma vez por mês.

 :xau:
Título: Re: Algumas dicas simples para detecção de avarias em computadores Portateis...
Enviado por: Marcos53 em Abril 12, 2009, 02:47:31 am
Muito bom Macario, não trabalho com manutenções de pcs só conheço o básico,estou com pc portatil de minha sobrinha e já postei o problema pela as orientações que Xeontec me enviou só pode ser o disco rígido,para semana vou providenciar outro e vou precisar de suas orientações e do xeontec ou outros colegas que conhece da área porque tenho pouca prática nessa área,com a ajuda de voces a os poucos vou aprendendo para dá manutenção pelo menos nos pcs que tenho, um na oficina e outro em casa ligados em rede que uma vez o outra dá algum problema!

Um abraço   
Título: Re: Algumas dicas simples para detecção de avarias em computadores Portateis...
Enviado por: mixmix em Abril 18, 2009, 06:44:52 pm
São dicas interessantes, se tiver mais coloque que é uma leitura que me interessa.

cumpts!!!

:xau:
Título: Re: Algumas dicas simples para detecção de avarias em computadores Portateis...
Enviado por: mynamebr em Outubro 12, 2011, 08:38:04 pm
Gostaria de adicionar algo.
em caso de imagem com artefatos, (lixada) pode ser problema de memoria, quando o micro (note ou não) compartilha a memoria de video com a de sistema pode ser que se se resolva com a troca da memoria, quando a maquina tem memoria onboard dedicada ao video, ai pode -se desativar o uso da mesma na bios (caso exista a opção.
Já salvei um notebook HP com esse problema pela bios, a maquina estava super-aquecendo, e isso danificou as memorias de video onboard. eu achei então na bios uma opção para usar apenas a memoria de sistema compartilhando  assim a memoria principal. e funcionou, está vivo até hoje. isso ja tem alguns anos.
a troca das memorias onboard muitas vezes é inviavel ou monetariamente não interessante. um recurso puramente de software acaba sendo mais legal.