Autor Tópico: CUIDADOS COM AS BATERIAS DE N?QUEL-C?DMIO (Ni-Cd)  (Lida 2678 vezes)

mixmix

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3295
  • Pontos: +222/-5
    • Ver Perfil
CUIDADOS COM AS BATERIAS DE N?QUEL-C?DMIO (Ni-Cd)
« em: Julho 20, 2008, 11:09:49 am »
CUIDADOS COM AS BATERIAS DE N?QUEL-C?DMIO (Ni-Cd)
    As pilhas ou baterias recarreg?veis, encontradas cada vez com mais facilidade em lojas, s?o formadas basicamente pelos materiais Ni (n?quel) e Cd (c?dmio). Podem ser recarregadas por aproximadamente 1000 vezes e para que a vida ?til desses componentes n?o seja afetada, devemos tomar alguns cuidados, referentes ? carga, descarga, armazenamento e, j? no final de suas vidas, o que faremos com elas.
     N?vel de descarga ? Uma vez j? carregadas (1,25 Volts), recomenda-se uma recarga antes que se complete a exaust?o, tomando como base uma tens?o de 1,1 Volt por elemento (pilha). Mas essa tens?o pode variar conforme a corrente de descarga, ou seja, onde essas pilhas estiverem ligadas. Portanto, muitos recomendam recarregar as pilhas logo o aparelho deixe de funcionar, o que no nosso casso, se torna uma coisa obviamente invi?vel, o que cria certo problema com o item abaixo.
     Mem?ria ? As pilhas Ni-Cd, principalmente as mais antigas,  possuem certo n?vel de ?mem?ria?, ou seja, se forem recarregadas v?rias vezes quando o n?vel de carga estiver a 70% por exemplo, tendem a cair abruptamente a 0 Volts quando sua tens?o em opera??o chegar ? esse valor. Portanto, devemos ?reciclar? as baterias periodicamente, para evitarmos surpresas na hora que mais precisarmos delas. Essa reciclagem poder? ser feita com um aparelho reciclador apropriado, ou ent?o com o pr?prio aparelho em uso, sempre tomando cuidado para n?o deixar a tens?o cair muito abaixo de uma ?tens?o segura?. Geralmente isso se d? quando o aparelho apresentar mau funcionamento por alimenta??o.
     Invers?o de Polaridade ? Isso ? um dos problemas que mais ocorre nos ?packs? (conjunto de pilhas soldadas ou n?o entre si e que funcionam juntas) de pilhas Ni-Cd, quando um dos componentes (pilha) se descarrega mais r?pido que o resto do conjunto. Como a corrente el?trica s? flui em um sentido, esta for?ar? uma corrente inversa por esta pilha, que ?carregar? ao contr?rio? e apresentar? uma polaridade inversa, como se estivesse fisicamente invertida e quando colocada em recarga, esta n?o mais receber? corretamente a corrente e consequentemente n?o se carregar? mais. Isso poder? ser verificado com um volt?metro e o que poder? ser feito, se esse problema for detectado rapidamente e desde que a pilha n?o esteja em m?s condi??es (esgotada ou vazando), ?, com o aux?lio de uma fonte de alimenta??o com mais ou menos 10 vezes o valor da pilha (12Volts), dar um ?choque r?pido? na pilha, raspando rapidamente o positivo da fonte com o positivo da pilha e o negativo da fonte com o negativo da pilha. Isso deve ser feito com o ?pack? desligado do aparelho, sempre respeitando a polaridade das pilhas e nunca deixando que elas aque?am. Uma faisca ser? visualizada na primeira vez que isso for feito. Ap?s esse ?ressuscitamento?  o ?pack? dever? ser colocado logo em carga.
     Carga ? As pilhas de Ni-Cd, estar?o completamente carregadas (1,4 Volts aproximadamente) por um per?odo de 12 a 16 horas, quando submetidas ? uma corrente de 10% do valor desta, em mA/h., ou seja, para pilhas de 500 mA/h usaremos 50mA, 600mA/h usaremos 60 mA e assim por diante. Esse ser? o processo de ?carga lenta? , geralmente indicado pelos fabricantes como processo ideal de recarga. Outros tempos e outras correntes podem carregar as pilhas, como por exemplo os processos de ?carga-r?pida?, por?m elas tendem a aquecer nesses processos e temperaturas acima de 40?C.  devem ser evitadas ou cairemos no problema do item abaixo.
     Temperatura Alta ? A 0?.C, a auto-descarga ? praticamente nula. Com uma temperatura acima de 50?C. a auto-descarga ? assustadoramente alta e isso, ocorrendo de forma irregular e desordenadamente, poder? acarretar o problema de ?Invers?o de Polaridade?, quando o equipamento for ligado. Portanto altas temperaturas devem ser evitadas. Evite guard?-las em locais quentes ou sob luz direta do sol, como por exemplo, dentro do carro. Sempre que poss?vel, deveremos acomodar equipamentos alimentados por essas baterias dentro de ?Bolsas T?rmicas? e em locais mais arejados poss?veis.
     Constru??o de um ?Pack? ? Para a constru??o de um ?pack? ou a troca de uma pilha defeituosa de um ?pack? j? pronto, devemos tomar certos cuidados referentes ? Temperatura / Tempo de soldagem dessas pilhas. Previamente o local de soldagem dever? ser limpo com Benzina ou mesmo ?lcool, ou ainda, raspado com ?Bom Bril ??. Um ferro de soldar de mais ou menos 100 Watts e uma solda de ?tima qualidade devem ser usados. A soldagem dever? ser feita o mais r?pido poss?vel, afim de se evitar que a pilha se esquente demasiadamente. Soldas frias acarretar?o problemas de ?OSM?? = ?OS M? CONTATO?, o que inviabilizar? o trabalho.

     Por fim, uma ?ltima e mais importante dica e alerta: A qu?mica interna das pilhas Ni-Cd ? extremamente prejudicial ? sa?de !!! Isso mesmo, podendo at? mesmo acarretar C?NCER. Portanto cuidado ao manusear pilhas muito velhas e/ou vazando. Isso tamb?m vale para as baterias de telefones celulares. Nos Estados Unidos estas pilhas, ap?s esgotadas, s?o devolvidas ?s f?bricas que se encarregam de destruir ou recicl?-las. Aqui no Brasil, como tudo ?acaba em pizza?, n?o sabemos como e o que fazer com elas. Quem tiver alguma sugest?o ou opini?o vi?vel, que comunique !
 

por Alexandre Costa.