Autor Tópico: Testar temperatura em componentes electronicos.  (Lida 2913 vezes)

twin

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1734
  • Pontos: +3/-2
    • Ver Perfil
Testar temperatura em componentes electronicos.
« em: Julho 21, 2008, 08:05:58 pm »
Um componente elétrico ou eletrónico quando está com uma tensão superior ao seu limite de trabalho, ou quando está com fugas internas, ou quando está sobrecarregado alimentando outros circuitos, ou quando está alimentando circuitos em curtos, ou quando está o próprio componente com um curto interno, o componente se aquecerá acima da sua temperatura normal de trabalho.

Isto indica que algo de anormal esta acontecendo, podendo ser do próprio componente, ou do pr?prio circuito ao qual ele pertence.

Se algo não for feito para sanar esta situação o componente ou o seu circuito associado, poderão sofrer avarias graves.

Infelizmente para a maioria dos técnicos esta situação passa muitas vezes despercebida, e só percebem o fato quando sentem cheiros de queimado, ou quando um componente fica descolorado, ou com sinais de carbonização ( fuligem preta ), ou até mesmo quando o componente fica avermelhado de tão quente que o coitado esta.

Quando um resistor esta muito quente, existem três motivos que são:
1? o mesmo foi mal dimensionado para o circuito ao qual ele pertence.
2? o mesmo esta sendo sobrecarregado pelo circuito ao qual pertence
3? o mesmo esta com fugas ou curtos internos

O mesmo pode-se dizer sobre os transistores, diodos, transformadores, Flyback, etc.

A gente n?o tem o costume de ficar metendo o dedo nos componentes para ver se o mesmo esta quente ou frio, não é mesmo?

Quando o fazemos desligamos o tv primeiro, para depois meter o dedo no componentes, e mesmo assim com algum receio, de levarmos choque por causa de algum eletrolitico carregado, ou porque o componente pode estar muito quente, e a gente n?o quer queimar os dedinhos, n?o ? mesmo?

O ideal ? que se teste a temperatura dos componentes, quando os mesmos est?o energizados, ou seja com a tv ligada.

Mas quem ? louco de meter o dedo em um Flyback energizado para ver se o mesmo esta quente ou frio?

Ou mesmo meter o dedo em um transistor de sa?da horizontal quando o mesmo esta energizado, para ver se ele esta quente ou frio?

Mesmo quando queremos ver se um simples transistorzinho colocado l? no fundo da placa em um lugar meio inacess?vel para se colocar o dedo, pois a m?o n?o cabe no lugar, e ai tentamos assim mesmo meter o dedo no bichinho para ver se ele esta esquentando, e levamos um tremendo tranco, pois encostamos a m?o em um resistor com +b sem querer, e dai retiramos a m?o instantaneamente, com o perigo de machuca-la em alguma fresta metálica, e xingamos um grande palavrão quando isto acontece.

? verdade ou mentira?

Bom, sofremos porque queremos, pois se n?s somos t?cnicos, porque então não montarmos um simples testador de temperaturas de componentes.

Não precisa se algo de muita precis?o que indique frações de graus de temperatura, e sim um aparelho que nos indique com quantos graus o componente esta trabalhando, para termos uma id?ia se o mesmo esta trabalhando dentro dos seus par?metros normais de temperatura.

Mas como fazer um aparelho simples e eficiente para isto?

Ora é muito fácil, pois com poucos componentes voce pode fazer o seu termimetro eletrónico de contato.

Existem na Internet centenas de esquemas de termómetros de contato, desde os mais simples até os mais elaborados.

Voc? mesmo utilizando um transistor de germ?nio antigo como sensor de temperatura, e mais uns dois transistores de sil?cio e mais um miliamperimetro poderá fazer o seu termómetro eletrónico de contato.

Depois somente basta calibrar a escala do miliamperimetro em graus cent?grados e nada mais.

O transistor de germanio poderá ser colocado na ponta de um tubo de caneta Bic vazia, tendo um isolamento t?rmico feito com fita de amianto, para isolar radia??es t?rmicas ao redor do sensor, deixando somente a cabecinha do transistor de germ?nio aparecendo na ponta da caneta, para se efetuar o toque ou contato f?sico com o componente que queremos verificar a temperatura.

Da? quando queremos ver a temperatura do componente, basta apenas torcarmos a ponta da caneta no componente por alguns segundos e efetuarmos a leitura de temperatura do componente marcado na escala do nosso term?metro.

Conforme a leitura do term?metro poderemos classificar se o componente esta muito quente ou n?o, e tormar-mos providencias ou n?o da situa??o apresentada.

Conforme as providencias que n?s venhamos a tomar, podemos sanar preventivamente um poss?vel futuro defeito no tv, evitando-se que o mesmo retorne a oficina com a conseq?ente bronca do cliente.

Portanto tenha assim que puder um term?metro eletr?nico de contato na sua oficina, e voc? ver? que ele ? um instrumento de testes muito ?til ao t?cnico reparador.

O ideal ? que voc? elabore tabelas de temperaturas de v?rios componentes e de v?rios modelos de televisores com o funcionamento normal, para voc? poder efetuar uma compara??o, quando diante de um tv com defeito.

Tamb?m alguns datasheet trazem a temperatura m?xima que um componente pode ser submetido.

Como complemento voc? deve Ter tamb?m um spray de jato congelador para congelar os componentes suspeitos, pois muitos componentes ficam com fugas, ou entram em curto quando est?o com temperaturas acima dos seus limites de toler?ncia, como s?o os casos de transistores em geral e diodos, e zeners.

Alguns resistores e capacitores tamb?m apresentam os mesmos efeitos, podendo at? alterar os seus valores.

Eu mesmo j? peguei muitos televisores com defeito, e somente consegui solucionar o defeito com a aplica??o de jato congelador no componente suspeito.

Portanto amigos, n?s como t?cnicos reparadores tv devemos Ter todas as ferramentas poss?veis e imagin?veis, ao nosso dispor, para que possamos resolver a contento e o mais r?pido poss?vel os milhares de defeitos esquisitos que nos aparecem no labor da nossa conceituada e sofrida profiss?o.

Por Jos? Carlos